Cultura & Lazer Titulo
Trio Brasileiro inaugura nova sala do Alfa Real
Do Diário do Grande ABC
25/04/1999 | 15:48
Compartilhar notícia


A Sala B do Teatro Alfa Real (SP) será inaugurada nesta segunda-feira (26), às 20h30, com a apresentaçao do Trio Brasileiro, premiado grupo de música erudita que reúne o pianista Gilberto Tinetti, o violinista Erich Lehninger e o violoncelista Watson Clis. O trio vai interpretar composiçoes de Schumann, Dvorák e do brasileiro Ronaldo Miranda, que escreveu "Alternâncias" especialmente para o conjunto.

O Trio Brasileiro prepara-se para comemorar 25 anos na virada do século, fato raro entre os grupos eruditos, mesmo os internacionais. O pianista Gilberto Tinetti revela que o projeto especial para comemorar a data será um álbum duplo com peças de Debussy, Ravel e compositores brasileiros contemporâneos que escreveram obras especialmente para o grupo. Os discos serao gravados no Brasil e lançados por um selo europeu.

O último disco do trio foi gravado há nove anos e trazia o "Arquiduque" de Beethoven, que veio fazer companhia a outras antológicas gravaçoes do passado, como a do trio formado por Oborin, Oistrakh e Knuschevitzski. Trata-se de uma peça difícil como o trio de Dvorák que o grupo de Tinetti toca neste domingo pela primeira vez. "Comprei a partitura nos Estados Unidos logo que formamos o trio, em 1975, e combinamos que um dia ainda iríamos tocar essa peça", conta o pianista.

A partitura ficou guardada durante anos. O violoncelista Watson Clis, notável por seu esquecimento, a perdeu. Tinetti nao ficou nem um pouco surpreso. "Ele já esqueceu até o arco do violoncelo em casa", lembra, rindo. Nao existe uma gravaçao de referência que os músicos tenham adotado, mas Tinetti revela que seu parâmetro sempre foi o Trio Suk, fundado em 1951 pelo violinista checo Josef Suk.

Claro que a segunda referência é o Beaux-Arts da época em que Menahem Pressler tocava com Isidore Cohen e Bernard Greenhouse, mas Tinetti garante que, ao contrário do trio americano, ele e seus companheiros jamais brigaram. "Cada um tem um temperamento diferente, mas há muita afinidade entre nós", garante. Nem precisava dizer. É tudo o que o ouvinte sente quando vai a um concerto do Trio Brasileiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;