Internacional Titulo
Chineses reduzem penas de prisioneiros políticos tibetanos
Por Da AFP
05/08/2003 | 08:23
Compartilhar notícia


As autoridades chinesas reduziram as penas de dois dos mais velhos prisioneiros políticos tibetanos na China, indicou nesta terça-feira a organização dos direitos humanos Tibet Information Network.

Jamphel Jangchub, 47 anos, ganhou redução de três anos de sua pena de 19 — será liberado em abril de 2005. Por sua vez, a pena de Ngawang Oezer, 39 anos, foi reduzida de 19 a 17 anos, antecipando sua libertação para abril de 2004, segundo a organização.

Os dois são membros do ‘Grupo dos Dez’, formado no final da década de 80 por monges do mosteiro de Drepung, em Lhassa, para promover a democracia e as filosofias de Dalai Lama.

A China ocupa o Tibet desde 1951. O Dalai Lama, líder espiritual dos tibetanos, fugiu da região em 1959, após fracassada rebelião. Desde então, Dalai Lama vive no exílio na Índia.

Em 1989, o religioso ganhou Prêmio Nobel da Paz.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;