Economia Titulo
Governo pode usar Cide para conter preço do combustível
Do Diário OnLine
01/03/2003 | 16:08
Compartilhar notícia


A ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, declarou, em entrevista ao jornal britânico Financial Times, que o governo pretende começar a utilizar a a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) para estabilizar os preços dos combustíveis.

A medida seria adotada nas próximas semanas, segundo o jornal. O objetivo seria reduzir o imposto quando os preços dos combustíveis subirem e vice-versa. A ministra explicou que a Cide será implementada assim que os preços do petróleo entrarem numa faixa mais baixa.

Dilma disse ainda na entrevista que o imposto é a melhor maneira de proteger o consumidor brasileiro das flutuações nos preços do petróleo sem uma intervenção governamental.

Aprovada em 2001 pelo Congresso brasileiro, a Cide vigora desde janeiro de 2002. As distribuidoras pagam um valor fixo que incide sobre a importação e comercialização de combustíveis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;