Esportes Titulo Paulistão
Azulão arma retranca para tentar brecar o Santos

Técnico Roberto Fonseca aposta no esquema 3-6-1 na tentativa de impedir troca de passes dos meninos da Vila

Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
04/04/2010 | 07:04
Compartilhar notícia


Parar o embalado Santos é a meta do São Caetano no duelo de hoje, às 18h30, no Anacleto Campanella. E o Azulão está disposto a usar todos os recursos disponíveis para brecar a euforia dos Meninos da Vila. Tanto que o técnico Roberto Fonseca deve apostar em um esquema de jogo inédito: o 3-6-1. Tudo para proteger a defesa e evitar ser outra vítima do melhor ataque do Paulistão, com 54 gols em 17 jogos - média de 3,1 por jogo.

Sem os laterais Artur e Bruno Recife, o treinador resolveu radicalizar e mudar tudo. Como faltam opções para a lateral direita, ele deve improvisar o volante Moradei na função, com Lucas assumindo a vaga no meio-de- campo. Na esquerda, o treinador parece não confiar no reserva imediato Bruno Bertucci, ex-Corinthians, que foi contratado no início do ano, mas ainda não estreou. Na posição, o treinador deve deslocar o meia Fernandes, que fará função de ala.

Na zaga, a dupla Anderson Marques e Marcelo Batatais ganha o reforço do zagueiro Glauber, que entra na vaga do atacante Wanderley. Éverton Ribeiro reassume a armação da equipe ao lado de Luciano Mandi e Hugo será o único atacante do esquema, que tentará congestionar o meio-de- campo e evitar que o Santos troque passes com facilidade.

"Prefiro o 4-4-2, mas perdemos dois jogadores em posições onde não tínhamos peças de reposição, e por isso terei que improvisar. Apesar de não parecer, será um esquema que dará liberdade para os alas apoiarem e chegarem ao ataque, principalmente o Fernandes pela esquerda", explica o técnico Roberto Fonseca.

Na verdade, a função de Moradei não deve ser exatamente a de ala. Preocupado com a potência do ataque rival, o jogador deve ficar mais preso, formando ao lado de Jairo e Lucas a linha de três volantes na frente da defesa, dando liberdade para Éverton Ribeiro encostar no atacante Hugo.

Enquanto o São Caetano estuda forma de se defender, o técnico Dorival Júnior coloca o Santos no ataque. Com a ausência do meia Paulo Henrique Ganso, o treinador resolveu optar pelo retorno de Robinho, que formará novamente o trio ofensivo com Neymar e André. Marquinhos ganha nova oportunidade na armação e o meia Wesley fará a função de segundo volante.

Apesar carregar o favoritismo para a partida, o treinador santista pediu atenção. "O São Caetano vem crescendo no campeonato e tem alguns jogadores de qualidade que merecem ser observados", sugeriu o treinador, que intensificou as últimas atividades no setor defensivo e mostra preocupação com o desempenho da zaga. "Espero crescimento nesse sentido, e que o setor volte a participar mais e a ser combativo."
Além de Robinho - que completa 200 jogos com a camisa do Peixe - outro que está de volta é o zagueiro Edu Dracena que volta no lugar de Bruno Aguiar. s


Esquema novo deixa goleiro Luiz preocupado

O 3-6-1 que será usado contra o Santos não é unanimidade nem mesmo dentro do São Caetano. O goleiro Luiz, por exemplo, acredita que mesmo com mais defensores, a zaga pode ficar vulnerável.

"Os zagueiros devem abrir parar marcar e o meio pode ficar desprotegido. Vamos ver como funciona no jogo, mas será preciso conversar para que dê certo", analisa.

Luiz, aliás, terá reencontro esperado com o técnico Dorival Júnior, do Santos. Foi o treinador que, em 2007, quando dirigiu o Azulão promoveu o jogador ao time titular. "Comecei aquela temporada desacreditado, pois estavam aqui o Silvio Luiz, que tem uma longa história no clube e o Mauro (ex-Santos). Eu era a terceira opção, mas o Dorival me colocou em amistoso e não saí mais", comemora o goleiro.

Dorival Júnior reprova atitude dos jogadores
O calmo ambiente santista ganhou contornos tensos, na sexta-feira. Isso porque o técnico Dorival Júnior reuniu o elenco por 47 minutos para lavar a roupa suja. Nada com o futebol apresentado pela equipe. O assunto foi a polêmica que o clube se envolveu durante visita ao Lar Espírita Mensageiros da Luz.

Os jogadores iriam entregar 640 ovos de Páscoa à instituição, porém alguns jogadores como Robinho e Neymar, se recusaram a descer do ônibus.

Dorival Júnior reprovou a atitude dos jogadores. "A situação não agradou a ninguém, e não foi diferente comigo. Mas preciso respeitar a posição de cada um. Era pra ser algo fraterno, buscando troca com aquelas crianças que têm muito mais para nos ensinar do que temos para lhes oferecer", lamentou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;