Turismo Titulo Andes
Expedição à Cordilheira
Por Por Peter Paulo Goldschmidt
22/10/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Segundo uma antiga lenda patagônica, ao caminhar pela Cordilheira dos Andes o gigante Cóoj deixou sobre a terra as marcas dos seus pés. Com o tempo, as enormes pegadas foram preenchidas pela água do degelo e chuvas, formando então, os Lagos Andinos. É certo que o gigante Cóoj não existiu, mas as ‘marcas dos seus pés' persistem até hoje.

Compreendida pelo Centro Sul do Chile e o Centro-Oeste da Argentina, essa região de paisagens fortes e impactantes reúne mais de 100 lagos, além de bosques nativos, rios caudalosos, glaciares e vulcões - muitos deles ativos.

Este foi mais um dos destinos percorridos pela família Goldschmidt, que em dez dias trouxe à tona caminhos pouco conhecidos pelos brasileiros, e que agora revelam as belíssimas paisagens desta aventura aos leitores.

A tranquila Ilha de Chiloé

A 110 quilômetros de Puerto Varas está a Ilha de Chiloé, conhecida historicamente por ser o último lugar do Chile a aceitar a independência da Espanha.

Visitar o local significa entrar em outro mundo, onde o tempo parece passar mais devagar, dadas as ruas tranquilas, estradas floridas e cercadas de campos férteis que integram a paisagem.

Colonizado por padres jesuítas, o arquipélago possui mais de 150 igrejas - grande atrativo turístico da ilha.

Construídas em madeira e sem uso de pregos, tratam-se de verdadeiras obras de arte, testemunhas da fé e habilidade de seus habitantes.

Ali, as cidades mais visitadas são Ancud, Dalcauhue e a capital Castro.

Puerto Varas e Frutillar

Puerto Varas, cidade símbolo dos Lagos Andinos, é referência de vários passeios importantes, como a famosa travessia dos lagos à Argentina.

Fundada no século 19 por imigrantes alemães, essa simpática cidade chilena conserva muito da arquitetura e costumes trazidos por seus colonizadores.

Localizada em frente ao imenso lago Languihue (pronuncia-se Yanquiuê), tem como pano de fundo um dos vulcões mais imponentes e belos do país: o Osorno - um cone com 2.652 metros de altura.

Possui uma excelente rede hoteleira, cassino e ótimas opções de restaurantes.

A cidade é também a origem dos muitos passeios que integram a região - um deles para a vizinha Frutillar.

Lá, a maioria das casas cobertas por Tejuelas - pequenas tábuas sobrepostas - revela a arquitetura presente na região, inclusive, nas igrejas e catedrais. Um excelente lugar para uma tarde tranquila, um chá e até conhecer mais da história da colonização alemã na região - a cidade abriga um museu.

Frutillar, Puerto Varas e Puerto Octay foram construídas ao redor do lago Llanquihue (lugar escondido na língua Mapuche) - o maior de toda a região.

A saber, a maioria dos rios surgiu no fim da última Era Glacial, quando gigantescas geleiras dos Andes começaram a recuar e, em contato com o solo, originaram as depressões - posteriormente preenchidas pela água do degelo. Foi assim que os sedimentos arrastados para a frente do Glaciar formaram diques naturais (morenas), que originaram os Lagos Andinos.

Com isso, não demorou para que pequenas cidades fossem estruturadas sobre os sedimentos vulcânicos, ao redor dos lagos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;