Economia Titulo Exploração
Evento impulsiona negócios voltados para o pré-sal
Por Sérgio Toledo
Do Diário do Grande ABC
22/10/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


As expectativas para a exploração de petróleo e gás na camada pré-sal estão movimentando os negócios das empresas ligadas ao setor. Os reflexos desse mercado aquecido já são vistos na Santos Offshore Oil & Gas Expo, que na 3ª edição registra crescimento de 15% em relação ao ano passado.

A organização do evento espera um volume de negócios superior a R$ 300 milhões, incluindo os contratos fechados no médio e longo prazo. "O crescimento da feira é resultado das projeções para a Bacia de Santos", diz o organizador do evento, Valmir Semeghini. Para os quatro dias da feira (de 20 a 23 de outubro) são esperados 18 mil visitantes.

Entre os 242 expositores, está a QSE Tecnologia em Inspeção, de São Caetano, que atua com softwares na área de controle de qualidade em projetos de petróleo, gás e energia. "Com a descoberta do pré-sal, nossos produtos terão um amplo mercado", comemora o proprietário da empresa, Ronicarlos Pereira.

Segundo ele, há carência de fornecedores para grandes empresas do setor, como Petrobras e Comgás, o que abre caminho para a expansão da QSE. "No próximo ano, esperamos aumentar o faturamento em 30%."

Relator vai sugerir aumentar em 50% royalties para estados

O presidente da comissão que analisa na Câmara dos Deputados a criação da Petro-sal, Arlindo Chinaglia (PT-SP), decidiu adiar a reunião na qual seria apresentado o relatório sobre o sistema de partilha pelo deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).

No entanto, ao deixar a comissão, Eduardo Alves antecipou que aumentará em 50% o percentual de royalties destinado aos estados. "Vamos propor a elevação dos royalties, dos 10% apresentados pelo governo para 15%", disse.

Segundo Chinaglia, a reunião foi adiada para terça-feira de forma a dar tempo hábil para que os deputados possam analisar "pontos mais específicos sobre os royalties". (Da Agência Brasil)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;