Cultura & Lazer Titulo Dado Dolabella
Polêmico e queridinho
Márcio Maio
Da TV Press
20/01/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Pelo menos no que diz respeito ao campo cênico, Dado Dolabella não tem do que reclamar. O ator se destaca a cada capítulo de "Chamas da Vida" na pele do rebelde Antonio, é um dos ‘queridinhos da vez' da Record e já tem vaga certa no sitcom "Louca Família", seriado cômico de Tom Cavalcante, que a emissora colocará na grade regular a partir deste ano.

Mas o orgulho que Dado tem de sua fase atual se esvai assim que ouve qualquer comparação entre suas cenas na ficção com as confusões que envolvem seu nome fora dela.
"Uma coisa é o Dado e outra é minha profissão. A mídia adora me rotular, mas não me preocupo. Estou no meu trabalho de maior repercussão na TV e minha atuação é reconhecida. Isso é o que importa", defende-se, com indisfarçável desconforto.

Mas esse é mesmo o único assunto que muda o humor do ator. Dado é só sorrisos ao comentar o que chama de "possibilidades de criação" de seu papel no folhetim de Cristianne Fridman. "Gravo cenas em que o Antonio se mostra do bem e outras em que ele é do mal. O texto não me deixa ficar estagnado em uma única função na trama", elogia.

Além disso, Dolabella garante valorizar cada oportunidade que tem de humanizar seu personagem. Uma forma até de deixar dúvidas sobre que final seria mais justo, já que a trama se encerra em cerca de dois meses. "As cenas com a Vivi em relação ao aborto e o próprio namoro com a Beatriz mostram que o Antonio tem qualidades", argumenta.

Para chegar a esse meio termo, Dado afirma ter visto vários filmes para tentar se inspirar. No topo da lista está a atuação de Matt Dillon em "O Selvagem da Motocicleta", de Francis Ford Coppola, e o marginal interpretado por Woody Harrelson no longa "Assassinos por Natureza", de Oliver Stone. "Mas vi muitos outros", atesta. Ainda que o cinema não tenha sido sua maior fonte de referências para chegar ao tom que hoje dá às cenas de Antonio em "Chamas da Vida". "Fui criado indo muito a Búzios e a maioria dos meus amigos de lá era de áreas com vocabulário e jeito de falar bem próximos daqueles usados na novela", explica.

As confusões do passado não assustam Dado em relação ao futuro. O ator não se mostra à vontade para falar de atrasos em trabalhos anteriores e das brigas públicas - com João Gordo, quando quebrou a mesa do apresentador da MTV, e com a ex-namorada Luana Piovani. Mas jura que atualmente não tem qualquer postura que prejudique colegas de elenco. "Acho que se eu não tratasse meu trabalho com respeito, a emissora não teria interesse em me contratar por um prazo longo", rebate. E, ao contrário do que foi noticiado recentemente, não assume a renovação de seu contrato por longo prazo.

O discurso de Dado parece ter fundamento. A Record está satisfeita com a repercussão do personagem. Tanto que o grande número de cenas que contam com o ator em "Chamas da Vida" não o impediu de ser escalado para o especial de fim de ano "Louca Família". Por isso mesmo, ele acredita que não será problema conciliar as gravações do seriado, caso a novela seja estendida. "Conseguimos no fim do ano, não deve ser complicado repetir durante algumas semanas também", explica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;