Turismo Titulo
Dia de Índio no litoral
Christiane Ferreira
Do Diário do Grande ABC
10/04/2008 | 07:02
Compartilhar notícia


Em homenagem ao Dia do Índio, comemorado no sábado, dia 19, o município de Bertioga, localizado a 118 quilômetros de São Paulo, realiza entre os dias 17 e 20 de abril a 8ª Festa Nacional do Índio.

 O evento, já tradicional na cidade, reunirá cerca de 800 integrantes de 15 etnias distintas.

 Haverá a presença de grupos indígenas de diversas regiões, que participam da festa pela primeira vez, como os ianomâmi, wapixana, macuxi e ye’ kuana, de Roraima; yawanawá e ashninka, do Acre, descendentes da população inca, no Peru.

 A festa mostrará a rica diversidade cultural de povos como os bororo, xavante e paresi, do Mato Grosso, e as etnias kalapalo, kuikuro e yawalapiti, que habitam o Parque Nacional do Xingu.

 Os índios guarani, anfitriões da festa representados pelos índios da Reserva Indígena do Rio Silveira, localizada na cidade de Boracéia, divisa de Bertioga e São Sebastião, recepcionarão os karajá e os gaviões kyikategê, do Pará.

ATRAÇÕES

 A novidade deste ano fica por conta das apresentações de danças, rituais, pintura corporal e culinária. Os eventos acontecem diariamente, das 10h às 18h.

 Na quinta-feira, dia 17, às 10h, será inaugurada a Feira de Artesanato. Já na sexta-feira será a abertura oficial do evento, com desfile das delegações e show pirotécnico.

 Ainda estão programadas atrações esportivas e o Jawary, um ritual de guerra dos povos do Parque Nacional do Xingu. A encenação é uma espécie de treinamento dos índios para a preparação de confrontos, com o objetivo de preservar a cultura indígena.

 Para quem gosta dos artefatos produzidos pelos índios, o local abrigará um Pavilhão de Artesanato de 2.000 metros quadrados, com exposição dos mais variados objetos desta cultura tão importante na história do Brasil. A arena principal, montada na praia da Enseada, terá capacidade para 10 mil pessoas em 290 metros de arquibancadas.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;