D+ Titulo Edição 198
Moda democrática

Usar acessórios e peças masculinas é moda e pode resultar
em looks criativos, além de ser uma forma de se expressar

Por Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
03/02/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Divulgação

Não é de hoje que as mulheres invadem o guarda-roupa masculino em busca de ideias para compor o look. Essa atitude significa mais do que simplesmente estar na moda: é forma de se expressar e até mesmo de fazer parte de um grupo.

Já no passado, o motivo foi outro. As peças delicadas e volumosas deram lugar a trajes mais práticos, parecidos com os dos homens, quando as mulheres foram obrigadas a trabalhar durante a Segunda Guerra Mundial, nos anos 1940. Desde então, a busca por referências no visual do sexo oposto passou a acompanhar a moda, que não para de se transformar.

A diferença é que, ao longo dos anos, várias roupas dos homens ganharam adaptações - modelagem e cores - para manter a feminilidade. Blazer, terninhos, calça boyfriend, camisa, sapatos oxford e slipper, gravata, bonés e chapéus, como o modelo Panamá, são exemplos. Várias celebridades, entre elas, as atrizes Emma Watson e Blake Lively, as cantoras Taylor Swift, Rihanna e Pink, já usaram algum look com essas peças.

Gabrielle Marques Barbosa, 14 anos, de Santo André, também adora fazer essa combinação. "Pego blusão e camisa emprestada do meu pai, boné de amigo ou até compro algumas coisas. Já ouvi gente falando que precisava ser mais mocinha na hora de me vestir. Não ligo e uso o que gosto", afirma.

Para a professora de Moda Lana Mayra, da Escola Sigbol Fashion, a preocupação deve ser misturar as peças para que a produção tenha ar mais vintage e romântico. "A moda de hoje está mais sutil e menos carregada do que antigamente. A mulher não precisa mais estar parecida com a figura masculina para ser aceita na sociedade, então é melhor pegar leve."

Reprodução

COMO USAR - É preciso bom-senso na hora de compor o look democrático. A dica da professora de Moda é tomar cuidado ao pegar roupa emprestado do namorado ou amigo. "Precisam ter o mesmo tipo físico para que a peça (relógio, camisa, blazer) não fique grande nem pequena", diz. A regra vale também para o contrário - menino pegar emprestado roupa de menina. "Pode usar a calça slim ou o modelo boyfriend, mas as opções são mais restritas."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;