Política Titulo Regional
Após racha, PSDB se prepara para eleger novos presidentes
Por Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
28/01/2013 | 06:53
Compartilhar notícia


 

Após período de turbulência interna, os diretórios do PSDB no Grande ABC começam a se preparar para as convenções municipais marcadas para 24 de março. O pleito interno será decisivo para a reestruturação da sigla com vistas às eleições de 2014 e 2016.

O cenário de racha ficou exposto nos ninhos tucanos de Santo André, São Bernardo e Mauá, onde os municípios não registraram resultados eleitorais satisfatórios. Os próximos presidentes terão a missão de reorganizar o partido em níveis regional e municipal. Os tucanos serão testados pela primeira vez em 2014, quando o governador Geraldo Alckmin, que tentará a reeleição, e o virtual presidenciável, senador Aécio Neves, esperam contar com apoio no Grande ABC.

Em Santo André, o tucanato se esvaziou depois que o ex-vereador Paulinho Serra foi preterido da disputa pelo Paço, migrou ao PSD junto de seu grupo político e agora passou a integrar a administração do prefeito Carlos Grana (PT), como secretário de Obras.

A tentativa do atual mandatário da sigla, Ricardo Torres, em ocupar a vice do ex-prefeito Aidan Ravin (PTB) saiu pela culatra. Ao fechar as portas, o tucano se amarrou como vice de Raimundo Salles (PDT), hoje secretário de Cultura da administração petista.

As brigas também refletiram na campanha proporcional. Os então vereadores Marcos da Farmácia e Marcelo Chehade não conseguiram se reeleger e o partido ficou sem representante na Câmara. Atualmente, Chehade se coloca como opositor no pleito da presidência.

Embora conte com os deputados William Dib (federal) e Orlando Morando (estadual) em seus quadros, o tucanato de São Bernardo é prejudicado por disputas internas entre a dupla. A rixa começou na eleição de 2008, quando Morando foi o candidato governista à sucessão de Dib na Prefeitura.

Indicado para assumir cargo de diretor na Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), o presidente do diretório tucano local, Admir Ferro, não definiu se disputará reeleição.

O ninho tucano de Mauá busca juntar os cacos após a conturbada candidatura a prefeito do ex-vereador Edimar da Reciclagem. Quinto colocado no pleito com 7.350 votos, Edimar se mostrou descontente com o presidente da legenda na cidade, Márcio Canuto. O ex-vereador está disposto a apoiar seu sucessor na Câmara mauaense, Jotão, para presidir o diretório do PSDB no município.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;