Política Titulo Volta
Ramon prepara retorno à região

Ex-prefeito de Rio Grande da Serra busca encontro com
Marinho; Grana e Donisete também devem ser procurados

Por Bruno Coelho
do Diário do Grande ABC
20/11/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


O ex-prefeito de Rio Grande da Serra Ramon Velásquez (PT - 2000 a 2004) deve retornar ao Grande ABC, após passagem na região do Alto Tietê. A tendência é que o petista confirme, nesta semana, encontro com o chefe do Executivo de São Bernardo, Luiz Marinho (PT). Há expectativa de, em seguida, procurar os prefeitos eleitos pelo PT Carlos Grana (Santo André) e Donisete Braga (Mauá).

Desde que encerrou o mandato em Rio Grande da Serra, Ramon tem feito peregrinação pelas cidades administradas por petistas no Estado de São Paulo. O ex-prefeito trabalhou ao lado do chefe do Executivo de Embu das Artes, Geraldo Cruz, onde também desempenhou a função de secretário executivo do Conisud (Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo).

Em 2007, Ramon foi chamado pelo prefeito de Suzano, Marcelo Cândido (PT), para auxiliá-lo na presidência da Amat (Associação dos Municípios do Alto Tietê) como titular da entidade e, posteriormente, tornou-se assessor especial de gabinete. "Estive presente em alguns municípios da região metropolitana de Campinas, Baixada Santista e tenho aprendido a trabalhar mais no sentido suprapartidário, embora permaneça no PT", recordou.

Todavia, a permanência de Ramon em Suzano está com os dias contatos, visto que Paulo Tokuzumi (PSDB) venceu as eleições municipais sobre o petista Valdicir Stuani, candidato de Cândido, interrompendo o período de oito anos do PT na administração da segunda maior cidade do Alto Tietê.

Com o revés em Suzano, o ex-prefeito buscará outros ares, possivelmente no Grande ABC. Na semana retrasada, Ramon almoçou com João dos Santos, pessoa próxima a Donisete e articulador do PT de Ribeirão Pires. Apesar disso, ele nega que a finalidade do encontro seja seu retorno à região. "Tenho uma relação de amizade (com João), ele foi meu padrinho de casamento e a nossa pauta nem foi essa", refutou.

Muito embora diga que não pedirá cargo nas administrações municipais aos prefeitos eleitos pelo PT na região, Ramon admite que pretende conversar com Grana, Donisete e, de forma mais efetiva, com Marinho, a quem tentará agendar uma reunião nesta semana, para se colocar à disposição para ajudar as administrações petistas.

"Vou propor agenda para mostrar minha experiência. Sempre fui militante, exerci trabalhos de direitos humanos, professor, vereador e prefeito. Então me vejo como soldado para além da questão partidária. Claro que, se receber um convite, irei avaliar", ponderou.

Por ora, Ramon não manifesta desejo de concorrer novamente a um cargo eletivo, dizendo que pretende seguir fazendo consultoria nas administrações municipais para colaborar com ideias.

Apesar disso, o ex-prefeito de Rio Grande não descarta totalmente a hipótese de um dia voltar a disputar os votos dos eleitores. "Como sempre disse, utilizando um jargão político, se um cavalo passar arriado, a gente monta", finalizou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;