Setecidades Titulo Ribeirão Pires
Pacientes de UBS fazem caminhada para prevenir doenças em Ribeirão

Projeto incentiva prática de exercícios físicos para todas as idades

Por Renata Rocha
Especial para o Diário
02/07/2014 | 07:01
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


Criar o hábito de caminhar, prevenir doenças, melhorar a disposição e promover interação entre as pessoas. Esses são alguns dos objetivos do projeto Caminhando com Saúde, da Prefeitura de Ribeirão Pires, realizado na UBS (Unidade Básica de Saúde) Centro Alto. Na ação, moradores que vivem no entorno da unidade praticam caminhada com instrução de professores.

Os participantes iniciam as aulas com sessão de alongamento e, depois, andam pelas ruas do bairro por 30 minutos. São acompanhados de perto por dois professores, sendo que um deles vai à frente com os que têm mais facilidade e o outro no fim, com quem apresenta dificuldades. A proposta visa atender pacientes que passam por tratamento na UBS sem limite de idade.

“Participo do projeto há dois meses e não quero mais parar. Antes, ficava muito tempo em casa sem fazer quase nenhum exercício físico. A gente nota a diferença, estou me sentindo mais disposto agora”, destacou o aposentado José Cloves Calixto, 67 anos.

EXPANSÃO

A ideia do Caminhando com Saúde surgiu em 2003, quando o coordenador do projeto, Osvaldo Bertoldo, era professor e sugeriu aos alunos a realização de uma caminhada sustentável. A proposta é que a ação migre aos poucos para as outras dez UBS de Ribeirão Pires. “Em princípio a gente pensou nos idosos, mas o quanto antes a pessoa se conscientizar do benefício de fazer alguma atividade física, melhor. Aqui eles estão evitando doenças como a depressão, artrose, osteoporose, além da socialização”, disse Bertoldo.

Os participantes têm acompanhamento clínico para avaliar a frequência cardíaca durante a prática, além de medição de cintura e monitoramento do peso. O próximo passo é a chegada de nutricionista para ajudar a promover alimentação saudável.

As aulas ocorrem todas as terças e quintas-feiras pela manhã e às quartas e sextas-feiras no período da tarde.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;