D+ Titulo Conta ai
Projeto incetiva futebol feminino
Por Do Diário do Grande ABC
15/06/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


O Brasil é o País do futebol, mas os times femininos ainda enfrentam muitos desafios para conquistar reconhecimento. Um deles é o preconceito, como o vivenciado por Bruna Castro de Souza, 16 anos. “Já recebi xingamentos”, diz a garota, que sonha ser atleta profissional.

Bruna começou a jogar aos 7 anos na rua, com os colegas. Pouco depois, começou a fazer parte do time da escola. Até que, em 2013, frequentou o projeto Estrelas do Futebol, desenvolvido por meio de parceria entre o Sesc Itaquera e o Consulado dos Estados Unidos em São Paulo. Apenas garotas participam da iniciativa. Elas têm aulas de futebol, inglês e liderança durante um ano.

Além dos treinos, palestras e cursos, as alunas ganham viagem para os Estados Unidos. Lá, conhecem universidades, estádios e jogadoras de times norte-americanos. “É muito diferente. Não existe preconceito e tem outras alternativas para o futebol feminino. Elas recebem apoio.”

A experiência deu a Bruna um novo sonho: jogar em times do Exterior. “Tem de batalhar bastante, ir atrás dos clubes e treinar. É difícil, mas não podemos desistir. Também tenho de aprender inglês, pois quero morar fora do País”, afirma a garota.

Segundo Odirlei Ronaldo Vieira, programador responsável pelo projeto, o número de mulheres no futebol brasileiro é muito menor comparado ao dos Estados Unidos, que conta com 13 milhões de atletas na modalidade. “Talvez, pela construção cultural, o esporte cresceu no Brasil voltada para o homem, mas os norte-americanos têm visão diferente.”

Mas o foco do programa não é só futebol. “Não queremos apenas montar um time. Buscamos meninas que tenham interesse em aprender também o inglês.”

Inscrições abertas

Para concorrer a uma vaga no projeto Estrelas do Futebol é necessário ter entre 13 e 15 anos, estudar na rede pública ou ser bolsista de escola particular. O processo de seleção é composto por várias etapas; 30 participantes serão escolhidas. As inscrições acontecem até dia 28 pelo e-mail estrelasdofutebol@itaquera.sescsp.org.br. Informações: 2523-9321 ou 2523-9329.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;