Política Titulo Problemas particulares
Figueira deixa Pasta de Esporte em S.Caetano

Ex-vice-prefeito diz que irá sair do Paço para se aposentar no Estado e vai retornar em breve

Por Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
02/05/2014 | 06:58
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


Walter Figueira Júnior deixa o comando da Secretaria de Esporte e Turismo de São Caetano na segunda-feira, argumentando que precisa resolver problemas particulares, mas garante que vai retomar o cargo em breve. O Palácio da Cerâmica formalizou ontem, em publicação dos atos oficiais, o desligamento agendado para a próxima semana.

De acordo com o ex-vice-prefeito, o retorno ao primeiro escalão do prefeito Paulo Pinheiro (PMDB) ocorrerá quando sua aposentadoria como professor concursado de Educação Física da rede estadual de ensino for formalizada. Ele completa 68 anos em agosto. “Preciso deixar de ser secretário e voltar a ser professor. Falta pouco tempo para minha aposentadoria”.

Sobre o prazo para solucionar o impasse, o secretário disse que o período é incerto. “Não tenho como definir isso, se não já teria acertado (prazo) com o prefeito. Vou depender dos institutos de Previdência Social”, estimou.

Apesar do desligamento, Figueira garantiu que será professor da rede estadual em São Caetano e continuará contribuindo com a administração Pinheiro. “Continuo no governo, mas como professor. Não houve briga com o prefeito ou qualquer outra pessoa. É saída pontual. Vamos continuar auxiliando a Prefeitura na Secretaria de Esporte e Turismo”, afirmou.

Homem de confiança do secretário, Antonio Carlos Adolfo – que atua no setor de contabilidade da Pasta – será o substituo na chefia. A função do futuro secretário será a de manter o andamento da política de gestão implantada por Figueira. O perfil de ambos é semelhante. São professores concursados que vêm galgando promoções no setor administrativo do Paço.

A troca de comando, para Figueira, não representará prejuízo às atividades desempenhadas pela secretaria. “Ele (Adolfo) é professor de carreira, antigo como eu. Deve estar há mais de 30 anos trabalhando na Prefeitura. Jogamos no mesmo time. Tem conhecimento técnico, porque é professor de Educação Física, e conhecimento da contabilidade fiscal. Esse tipo de coisa, como prestação de contas, ele faz muito bem. É item que preocupa muito os prefeitos, como no caso do Paulo Pinheiro”, externou.

Assim que saiu a publicação anunciando a exoneração de Figueira, políticos são-caetanenses especularam que a exoneração teria ocorrido para cessar pressão nos bastidores que o vereador Eder Xavier (PCdoB) – antecessor de Figueira – tem feito para que a Pasta altere o modelo de pagamento aos atletas. O receio seria em relação à hipótese de o comunista ingressar com ações contra o secretário e manchar sua vida pública.

Figueira negou os boatos. “Isso já está em ordem e documentado. Já foi arredondado. Ao contrário (do que dizem), me dou muito bem com o Eder, me entendo com ele. Não tenho nada contra o tempo que ele ficou na secretaria.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;