Memória Titulo
O fundador do Butantã e a descoberta do Brasil...

A abertura da coluna de hoje contou com o auxílio decisivo de Érico Vital Brasil. Ele é neto do cientista brasileiro Vital Brasil...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
04/04/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


A abertura da coluna de hoje contou com o auxílio decisivo de Érico Vital Brasil. Ele é neto do cientista brasileiro Vital Brasil e um dos mantenedores da Casa Vital Brasil, em Campanha (MG), que preserva a história deste importante médico brasileiro.

* * *

Geraldo Nunes e Milton Parron são os historiadores do rádio paulistano. Acompanhamos semanalmente, e há cerca de 10 anos, a luta dos dois, que se esmeram em proporcionar verdadeiras viagens pela história brasileira. Neste final de semana, eles se superam. A palavra é deles:

Parron: "Trazemos a história do Doutor Vital Brasil (1865-1950), mineiro de Campanha, fundador do Instituto Butantã em São Paulo e do Instituto Vital Brasil, no Rio de Janeiro. Ele é o descobridor dos soros contra cobras brasileiras, aranhas e também escorpiões. Teve 22 filhos, alguns dos quais ainda vivos, creiam. Tenho entrevista com alguns deles e, pasmem, um depoimento do próprio Vital Brasil gravado em 1949".

Acrescentamos que um dos cunhados de Vital Brasil viveu em Mauá: o médico-veterinário Luiz Carneiro Viana, que aqui chegou em 1933. Ele morava na Estrada do Carneiro e está no nosso livro De Pilar a Mauá, além de ter sido tema de várias reportagens no Diário.

Geraldo Nunes: "A viagem do jornalista Daniel Piza pelo Rio Purus durou oito dias durante março de 2009 em dois barcos. Perfez 1.000 quilômetros. O que mudou do relato deixado por Euclides da Cunha que fez o mesmo trajeto, há 100 anos, foi o surgimento de três cidades no lado brasileiro: Santa Rosa do Purus, Manoel Urbano e Sena Madureira, de onde partiu a expedição. A presença dessas cidades permitiu a volta dos índios Kaxinawas, que haviam sido expulsos da região, ainda nos tempos do bandeirante Antonio Raposo Tavares. Quando Euclides passou por lá, os índios ainda não tinham voltado, mas Daniel Piza conversou com eles".

 NAS ONDAS DO RÁDIO

USP FM (93,7). Memória. A história do rádio Paulista: último de uma série de seis programas. Produção e apresentação: Milton Parron. Trabalhos técnicos: Cido Tavares. Hoje, às 9h.

Eldorado AM (700). Brasil de Todos os Tempos. De volta ao Rio Purus. Produção: Valéria Rambaldi; apresentação, Geraldo Nunes. Hoje, às 23h; amanhã, às 6h e 12h; às sextas-feiras, à meia-noite.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9). Memória. A história do Doutor Vital Brasil. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

ABC AM (1570). Viagem no Tempo. Um jingle do Café Seleto da década de 1970. Moacyr Franco interpreta Doce Amargura (versão de Nazareno de Brito); e Benito de Paula canta Além de tudo (composição própria). Produção e apresentação: Marcelo Duarte. Amanhã, das 8h às 9h. Contatos: viagemnotempo@radioabc.com.br .

Pérola da Serra (92.5 - comunitária). Reminiscências. Com Américo Del Corto, Ademar Bertoldo, Walter Gallo, Idmir Pedro dos Santos e Octavio David Filho. Amanhã, das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br .

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quarta-feira, 4 de abril de 1979

Primeira Página - Fiesp escolhe hoje comissão para negociar com metalúrgicos. Comerciantes pedem passarela na estação de Santo André. Empresas médias do Grande ABC buscam soluções.

EM 4 DE ABRIL DE...

1949 - Instituída a Bandeira de Santo André, uma das primeiras entre os municípios brasileiros.

1964 - Prefeitura de São Caetano inaugura a Escola Emílio Carlos.

MUNICÍPIO PAULISTA

Hoje é o aniversário de Marília. A cidade começou a ser formada em 1926 e seu nome inspirado no poema Marília de Dirceu, de Thomaz Antônio Gonzaga. Slogan: Capital Nacional do Alimento.

SANTOS DO DIA

Casimiro, Isidoro de Sevilha, Pedro de Poitiers e Platão (monge).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;