Internacional Titulo
Cuba: refinaria cubano-venezuelana será ativada em dezembro
Da AFP
22/04/2007 | 14:29
Compartilhar notícia


O vice-presidente cubano, Carlos Lage, confirmou que a refinaria de Cienfuegos, modernizada por uma empresa mista cubano-venezuela, entrará em atividade em dezembro próximo, noticiou neste domingo o jornal 'Juventud Rebelde'.

"Cubanos e venezuelanos trabalham nas obras de reparo capital e de modernização da Refinaria de Cienfuegos, que no fim deste ano ou início do próximo processará 65 mil barris diários de petróleo", disse Lage, durante visita às obras.

Construída com colaboração soviética, a instalação nunca chegou a produzir, pois sua colocação em testes coincidiu com a crise econômica provocada em Cuba pela queda da União Soviética, e foi paralisada imediatamente por ineficiência.

Em 10 de abril de 2006, foi aprovada a criação de uma empresa mista entre as estatais Cupet e PDVSA, com 51% de capital cubano e 49% venezuelano, um projeto de 83 milhões de dólares.

O anúncio foi feito 10 dias atrás pelo embaixador venezuelano em Havana, Ali Rodríguez. "O plano é que comece a funcionar em dezembro deste mesmo ano (...). Será uma refinaria bastante moderna", afirmou na ocasião.

Com a produção desta refinaria será possível atender à demanda cubana de combustíveis e destinar à exportação mais de nove mil barris diários de gasolina para veículos, informou o Ministério de Comunicação e Informação da Venezuela.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;