Nacional Titulo
Expedição vai ao Amazonas conter epidemia entre índios
09/04/2004 | 20:41
Compartilhar notícia


Uma síndrome está deixando um rastro de mortes no Vale do Javari, no extremo Oeste do Estado do Amazonas. Mais de 20 índios marubos morreram em conseqüência de uma infecção, possivelmente provocada por vírus causadores das hepatites B e Delta. A doença ameaça matises, canamaris e corubos. Neste sábado, uma expedição de médicos e indigenistas parte em dois barcos de Tabatinga, na fronteira com o Peru e a Colômbia, rumo ao território indígena, para identificar os doentes e conter a síndrome.

Segundo relatórios da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) e da Funai (Fundação Nacional do Índio), há registros da doença na área desde 2001. Mas, nos últimos meses, o problema se espalhou. A maior preocupação do indigenista Sydney Possuelo é que a doença se espalhe nas tribos isoladas.

A expedição vai navegar cerca de 1.200 quilômetros pelos Rios Solimões, Javali, Itaquaí e Ituí. Um barco motorizado foi transformado em laboratório de análises clínicas, com equipamentos de ultra-sonografia e radiologia digital. Segundo o médico Sérgio Brincas, responsável clínico da expedição, o objetivo da viagem é ajudar as equipes de saúde que atuam na área e auxiliar na ação para evitar que a síndrome atinja as aldeias isoladas. Mais de mil índios devem ser examinados pelos profissionais da expedição.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;