Cultura & Lazer Titulo
Curiosidades sobre os indicados ao Oscar 2006
Da AFP
03/03/2006 | 17:51
Compartilhar notícia


A seguir, alguns dados de destaque sobre as indicações e os indicados ao Oscar 2006, cuja 78ª cerimônia de entrega será celebrada no próximo domingo, 5 de março, no Teatro Kodak de Hollywood, em Los Angeles (Estados Unidos).

1 – Dos indicados este ano, 14 disputam o Oscar pela primeira vez, enquanto seis já estiveram na pequena lista das grandes honras do cinema. Destes seis, quatro obtiveram um Oscar: William Hurt por sua atuação de um homossexual em 'O Beijo da Mulher Aranha' (1985), Judi Dench como Melhor Atriz Coadjuvante em 1998 por 'Shakespeare Apaixonado', Charlize Theron como Melhor atriz em 'Monster' (2003), e Frances McDormand como Melhor Atriz em 'Fargo' (1996).

2 – O galã Clooney fez história no Oscar deste ano ao se tornar o primeiro diretor indicado nesta categoria, ao mesmo tempo em que concorre como ator em outro filme. Clooney, 44 anos, indicado a Melhor Direção e Roteiro por 'Boa Noite e Boa Sorte', também é indicado a Melhor Ator Coadjuvante por "Syriana - A Indústria do Petróleo".

3 – O diretor taiwanês Ang Lee, 51 anos, cujo filme 'O Segredo de Brokeback Mountain' chega a esta edição do Oscar concorrendo em oito categorias, recebeu sua primeira indicação ao Oscar, na categoria Melhor Direção e Melhor Filme, no ano 2000 com 'O Tigre e o Dragão'. De fato, já levou para casa quatro Oscar por Direção de Arte, Fotografia, Melhor Filme Estrangeiro e Música.

4 – Pela primeira vez na história da Academia, um filme palestino, 'Paradise Now', é indicado na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Falado em árabe, o filme narra as últimas 48 horas da vida de dois amigos palestinos que vivem na Cisjordânia e se preparam para cometer um atentado suicida em Israel. A fita, que causou forte polêmica em Hollywood, indústria controlada por um importante número de executivos judeus, enfrentará 'Merry Christmas' (Joyeux Noel), da França, 'Don't tell', da Itália, 'Tsotsi', da África do Sul, e 'The Final Days', da Alemanha.

5 – O lendário compositor de música para cinema, o americano John Williams, recebeu duas indicações na categoria Melhor Trilha Sonora por 'Memórias de uma Gueixa' e 'Munique', o que fez dele o músico com mais indicações na história do Oscar, com 45 Williams, 73 anos, já ganhou cinco estatuetas douradas por 'A Lista de Schindler' (1993), 'E.T.: o Extraterrestre' (1981), 'Guerra nas Estrelas' (1977), 'Tubarão' (1975) e 'Um Violinista no Telhado' (1971). As duas indicações recentes ao Oscar também fizeram dele a pessoa com mais indicações na história dos prêmios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, depois de Walt Disney, indicado 59 vezes.

6 – Este ano se caracteriza, ainda, por ser a primeira vez que na categoria de filme de animação - introduzida em 2002 - não foram indicados filmes gerados fundamentalmente por computador. Os três filmes que concorrem nesta categoria são 'O Castelo Animado' (Howl's Moving Castle), 'Noiva Cadáver' e 'Wallace & Gromit: a Batalha pelos Vegetais'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;