Internacional Titulo
Imprensa é mantida longe e raiva contra americanos aumenta
Por Da AFP
15/04/2003 | 11:33
Compartilhar notícia


Os militares americanos afastaram nesta terça-feira a imprensa de uma manifestação de iraquianos no centro de Bagdá em um momento em que a raiva dos habitantes da cidade contra os americanos aumenta, apesar das promessas sobre segurança e restabelecimento da eletricidade.

Cerca de 300 manifestantes se reuniram pelo terceiro dia consecutivo em frente ao Hotel Palestina, onde os americanos instalaram um centro de operações, para exigir o restabelecimento dos serviçoh públicos e o deslocamento da polícia na capital. Ao mesmo tempo, em Nasiriyah, ao sul de Bagdá, milhares de xiitas organizaram uma manifestação para protestar contra a realização, sob o patrocínio americano, de uma reunião da antiga oposição, na qual predominam as organizações de exilados.

Nesta terça-feira, nenhum poço de petróleo estava em chamas no Iraque, anunciou o general Vincent Brooks, porta-voz militar do quartel-general do Comando Central americano no Qatar (Centcom). "No momento já não há poços de petróleo em chamas no Iraque", anunciou o general Brooks na terça-feira durante sua reunião diária com a imprensa no acampamento As Saliyá, a sede do Centcom.

Os Estados Unidos anunciaram nesta terça-feira mais patrulhas para garantir a segurança nas ruas de Bagdá, que durante vários dias foram invadidas por saqueadores, e prometeu o rápido retorno da eletricidade, cortada desde o dia 4 de abril.

A eletricidade é o problema fundamental de Bagdá, onde vivem mais de cinco milhões de habitantes. Nem o comércio, nem as empresas, nem as instituições públicas como os hospitais, podem funcionar sem eletricidade e a vida se torna cada vez mais difícil.

Os militares americanos afastaram a imprensa internacional que tentava cobrir uma nova manifestação de iraquianos revoltados com a demora para voltar à normalidade depois da queda do regime de Saddam Hussein. Um oficial dos marines, o coronel Zarcone, explicou aos jornalistas: "queremos que vocês se retirem para a parte de trás do hotel, já que eles se manifestam apenas porque a imprensa está aqui".

As forças americanas em Bagdá têm a intenção de aumentar o número de patrulhas conjuntas com a polícia iraquiana e prometeram nesta terça-feira restabelecer a eletricidade em alguns bairros da capital num prazo de três dias, segundo um porta-voz americano.

O cabo marine John Hoellwarth afirmou nesta terça-feira que uma primeira patrulha conjunta foi organizada na segunda-feira com cinco automóveis da polícia iraquiana e veículos dos marines. Também disse que 50 engenheiros iniciaram a inspeção do sistema elétrico da capital iraquiana, cujos cinco entrada da cidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;