Economia Titulo
Brasileiro comandará a InBev
Por Da AFP
27/12/2005 | 11:11
Compartilhar notícia


O brasileiro Carlos Brito foi designado presidente-executivo da gigante da cerveja belga InBev no lugar de John Brock. O presidente da empresa, Pierre-Jean Everaert, será substituído em maio de 2006 por Peter Harf, anunciou a empresa em um comunicado divulgado nesta terça-feira em Bruxelas. A empresa critica Brock por ter obstruído, em agosto de 2004, a fusão da belga Interbrew com a brasileira AmBev, que deu origem à Inbev.

A gigante belga alega ser atualmente a maior cervejeira do mundo em volume. O grupo registrou um lucro líquido de 382 milhões de euros no primeiro semestre do ano, contra 205 milhões no mesmo período no ano anterior. O brasileiro Carlos Brito substituirá imediatamente John Brock, cujo contrato de três anos termina nos próximos dias. Brito, de 45 anos, ocupava até o momento a presidência da zona América do Norte, segundo o comunicado da empresa.

Pierre-Jean Everaert, que dirigiu a empresa nos últimos seis anos, será presidente honorário ao fim de seu mandato em maio de 2006. Ele será substituído por Peter Harf, acrescentou. O conselho de administração da InBev aprovou uma nova equipe de direção "para continuar e acelerar os progressos obtidos em 2005 no planejamento estratégico a longo prazo do grupo".

Brito, nascido em 1960, começou como analista financeiro da Brahma em 1989 e depois foi diretor de fábrica durante dois anos. De 1992 a 1996 foi diretor de divisão. De 1997 a 2001 comandou as vendas no Brasil. Posteriormente foi encarregado de operações até chegar ao cargo de presidente-executivo da empresa brasileira em 2003. Em janeiro de 2005, depois da fusão, foi designado presidente da zona da América do Norte, com sede em Toronto (Canadá). Brito é formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e também estudou na Universidade de Stanford.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;