Internacional Titulo
Infidelidade é boa para a saúde, dizem cientistas ingleses
Por Do Diário do Grande ABC
14/01/1999 | 08:30
Compartilhar notícia


A infidelidade é boa para a saúde, revela um estudo de dois cientistas suíços dedicado à vida sexual das abelhas e publicado pela revista britânica Nature. Os dois cientistas, Boris Baer e Paul Schmid-Hempel, constataram que as abelhas, que têm múltiplos parceiros sexuais, reforçam a resistência de sua espécie aos parasitas e às enfermidades.

Entre os seres humanos, a variedade de parceiros nas relaçoes sexuais é denunciada como um fator de difusao de enfermidades, entre elas a Aids, mas, teoricamente, deve reforçar também a resistência da populaçao ao favorecer a diversidade genética, estimam os cientistas.

Baer e Schmid disseram ter feito a inseminaçao artificial de abelhas rainhas com o esperma de abelhas operárias que algumas apresentavam uma escassa diversidade genética e outras, ao contrário, uma forte diversidade. "As colônias nascidas das rainhas inseminadas com um esperma de forte diversidade genética têm maior resistência às infecçoes parasitárias e, quando se apresenta o caso, as infecçoes sao menos graves do que as que afetam as abelhas dotadas de diversidade genética limitada", escreveram dois cientistas em Nature.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;