Internacional Titulo
Novos confrontos deixam feridos na Faixa de Gaza
Por Das Agências
10/07/2001 | 10:36
Compartilhar notícia


Novos confrontos entre israelenses e palestinos foram registrados na madrugada desta terça-feira na Faixa de Gaza, enquanto os habitantes de Israel temiam novos atentados, apesar do cessar-fogo vigente teoricamente desde o dia 13.

Seis palestinos ficaram feridos, um deles gravemente, durante uma troca de tiros com soldados israelenses em Rafah, ao Sul da Faixa de Gaza, informaram fontes de Segurança palestinas.

Veículos blindados israelenses entraram nesta madrugada no acampamento de refugiados de Rafah, sob controle palestino, e suas escavadeiras destruíram 18 casas. "É uma nova escalada inaceitável de Israel", disse o general Abdel Razeq al-Majeida, chefe de Segurança na Faixa de Gaza.

Já o porta-voz militar em Jerusalém anunciou que três militares israelenses tiveram ferimentos "quando os palestinos abriram fogo com armas automáticas, lançaram 22 granadas antitanque e usaram um artefato explosivo" durante os combates em Rafah.

Os incidentes "aconteceram na área onde há instalações militares cuja segurança é garantida por Israel, em virtude dos acordos de Oslo", acrescentou.

Três obuses foram lançados contra as colônias de Kfar Darom e Netzarim, na Faixa de Gaza. Ao mesmo tempo, a polícia israelense patrulhava intensamente, depois que o Shin Beth, serviço de segurança interior, alertou sobre possíveis atentados.

Grandes congestionamentos foram formados nesta segunda-feira nas proximidades do aeroporto internacional Ben Gurion, em Tel Aviv, devido ao controle. "É um preço menor que temos que pagar para evitar atentados", comentou o ministro israelense dos Transportes, Efraim Sneh.

O ministro das Relações Exteriores, Shimon Peres, sustentou que "a Autoridade Palestina decidiu sábado tomar medidas sérias para instaurar a calma".

De acordo com um comunicado da presidência do Conselho em Jerusalém, o primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, reiterou nesta segunda, durante uma conversa telefônica com o presidente russo, Vladimir Putin, que "não haverá nenhum progresso político enquanto continuarem o terrorismo, a violência e as incitações à violência por parte dos palestinos".

Os Estados Unidos voltaram a chamar ambas as partes a pôr fim à violência e se dedicar à aplicação das recomendações da comissão Mitchell sobre o Oriente Médio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;