Internacional Titulo
Argelinos elegem presidente
Por Do Diário do Grande ABC
15/04/1999 | 11:17
Compartilhar notícia


O eleitorado argelino começou a votar nesta quarta-feira de manha em uma atmosfera de calma para eleger seu presidente - que será Abdelaziz Buteflika, atualmente único candidato - mas sem precipitar-se aos centros eleitorais.

Nas primeiras horas da eleiçao, que terminará na noite desta quinta, nao se percebia um entusiasmo particular da populaçao na capital argelina, ao contrário das eleiçoes presidenciais de 1995.

Embora nesta quarta os seis candidatos adversários de Buteflika tenham decidido retirar-se, suas chapas de votos foram distribuídas em todos os centros do país, criando uma atmosfera irreal.

Nos bairros populares dos arredores de Argel, os eleitores votavam em todos os candidatos. Em alguns locais, os presidentes das mesas eleitorais pediram aos representantes dos candidatos desistentes que supervisionassem o bom desenvolvimento da votaçao. Entretanto, poucos habitantes da capital compareceram às urnas nesta quinta e em Argel se vivia um ambiente de dia feriado, os poucos eleitores votavam sob a vigilância policial.

No resto do país, a rádio e a Agência Argelina de Notícias informaram que as operaçoes de voto se desenvolviam normalmente e que os centros abriram como estava previsto às 8h locais. Nao foi assinalado nenhum incidente na parte da manha.

Com a retirada dos seis candidatos, a participaçao é o único resultado importante destas eleiçoes. Por sua parte, Buteflika ameaçou "voltar para casa" se o povo argelino nao lhe der "uma maioria substancial' e nao se pronunciar "com uma grande clareza". Buteflika, que fez estas declaraçoes à imprensa depois de ter votado no bairro de El Biar, em Argel, declarou: ``Quero que o povo argelino se pronuncie com uma grande clareza, com uma maioria substancial para que possamos fazer as mudanças necessárias'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;