Internacional Titulo
UE satisfeita com triunfo de Chirac se questiona em relação ao futuro
Por Das Agências
06/05/2002 | 09:04
Compartilhar notícia


Vários representantes da União Européia (UE) expressaram sua satisfação pela vitória do presidente francês Jacques Chirac no segundo turno das presidenciais, embora também tenham manifestado a ncessidade de uma reflexão na classe política para fazer frente à intolerância.

"O povo francês mostrou mais uma vez que esta nação está no coração da Europa. As políticas extremistas e isolacionistas de Jean-Marie Le Pen foram rechaçadas em bloco", declarou o presidente da Comissão Européia, Romano Prodi, em referência ao outro candidato presidencial.

O presidente do Parlamento Europeu, Pat Cox, manifestou sua satisfação pela vitória de Chirac e a considerou uma "vitória da razão e da inteligência ante a intolerância e o extremismo".

Por sua parte, o ministro belga de Relações Exteriores, Louis Michel, considerou a vitória de Chirac como "um sinal muito importante para todos os defensores de idéias extremistas" e elogiou a "atitude de Chirac, que nem durante sua campanha para o segundo turno nem antes se deixou levar por terrenos minados pela demagogia e pelos simplismos da extrema-direita".

A imprensa belga também expressou sua preocupação com o futuro na Europa. Segundo o jornal Le Soir, "não é momento para euforia, já que a sociedade européia jamais esteve tão desorientada pela perda de valores e referências".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;