Memória Titulo
De um lado, os Gardesani; de outro, os Didone...

Menina, Maria Nanci Gugnasca pulava corda e brincava de amarelinha na Rua Dom Duarte Leopoldo e Silva, defronte à escola da sua mãe...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
22/10/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Menina, Maria Nanci Gugnasca pulava corda e brincava de amarelinha na Rua Dom Duarte Leopoldo e Silva, defronte à escola da sua mãe, tias e tio, os irmãos Gardesani, em Santo André. Esta é uma das suas lembranças. A outra lembrança: no fim da tarde, os Gardesani ficavam sentados de um lado da Rua Alfredo Flaquer; os Didone ficavam sentados do outro lado da rua. Eram vizinhos. E a cidade nem sonhava com a passagem da Perimetral, que iria desapropriar as casas de um lado da rua e dar ares modernos a Santo André.

Pelas lembranças da hoje professora aposentada Maria Nanci Gugnasca Fumis, quem criou a Escola Mista Rui Barbosa foi a professora Adalgisa, que passou o estabelecimento a Matilde Gardesani Cugnasca, mãe de Nanci, que depois se associou às irmãs Elizena (a Dona Elisa) e Ana Gardesani. Ou seja: dos anos 1930 até 1950 foi a escola da família Gardesani, que depois a repassou às professoras Odila Bento Mirarchi e Penha Manfredi.

MENINOS

A foto é de 1938. Foi tirada no quintal da Escola Rui Barbosa. Também pertence ao acervo de Guerino Bianchin. Nos círculos, a identificação de Eurico Martin. Sentados na frente: Cláudio e Bruno; 2ª fila: José Chiarotti; 3ª fila: Nelson, Mario Page e Poianas. 4ª fila: Job Sapupo, Mario Capp e Walter Lorenzini; 5ª fila: Gitti e Guerino Bianchin.

Dona Nanci identificou um outro aluno, o seu marido, Alfredo Francisco Fumis, o terceiro da primeira fila, a partir da esquerda. Nascido em 13 de julho de 1930, Francisco Fumis estava no primeiro ano da escola da sua mãe e tios.

O 10º Congresso

Na quinta-feira, dia 5 de novembro, conferência "Migrantes e Imigrantes, a formação étnica do Grande ABC", a cargo deste repórter; na sequência, mesa-redonda: "O tempo do Planalto e da Borda do Campo, história e memória", sob a coordenação de José de Souza Martins; participantes: John M. Monteiro, "Índios e conflitos no planalto dos século 16 e 17"; Eduardo de Almeida Navarro, "Toponímia indígena no Grande ABC"; Júlio Abe Wakahara, "O passado na cartografia do Grande ABC".

São Caetano

61 anos de autonomia. Programação de hoje:

8h - Palestra de Olga Montanari de Mello. Local: Escola Olyntho Voltarelli Filho. Endereço: Bairro Nova Gerty, Avenida Paraíso, 520.

13h30 - Palestra de Mário Porfírio Rodrigues. Local: Escola Alcina Dantas Feijão; endereço: Bairro Mauá, à Rua Capivari, 500.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 21 de outubro de 1979

Aposentados - Metalúrgicos Aposentados de São Bernardo realizam reunião, sob presidência de Franquelin Pinto Marques, para que seja consolidada a fundação da Associação dos Aposentados Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema.

EM 22 DE OUTUBRO DE...

1943 - Antonio José dos Santos, o Toninho dos Esportes, nasce em Pradópolis (SP), mas toda sua vida é ligada a São Caetano. Diretor de Esportes da Prefeitura no governo Raimundo da Cunha Leite, deu a arrancada para os tempos atuais de conquistas da cidade nos Jogos Abertos e Regionais.

1969 - Aprovada a incorporação da Ford com a Willys: surge a Ford-Willys do Brasil, com fábrica em São Bernardo.

- Depois de 10 meses de silêncio, é reaberto o Congresso Nacional, em pleno regime militar.

- Fundado o Automóvel Clube do ABC, em solenidade realizada na Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André).

SANTOS DO DIA

Abércio de Hierápolis (bispo), Contardo Ferrini, Donato, Josefina Leroux, Maria Salomé, Martinho de Dume, Melânio e Severo. t HOJE

Dia do Vaticano, Dia Internacional do Rádio-Amador, Dia do Pára-quedista e Dia da Praça.

MUNICÍPIO PAULISTA

Hoje é o aniversário de Mogi Mirim, fundado por bandeirantes. Separou-se de Jundiaí em 1769. O nome significa "Rio Pequeno das Cobras" (mboia = cobra; y = rio; miri = pequeno).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;