Economia Titulo
Sudene pode virar uma agência de desenvolvimento
Por Do Diário do Grande ABC
26/07/1999 | 20:31
Compartilhar notícia


O superintendente da Sudene, Aloísio Sotero, disse concordar com o ministro da Integraçao Regional, Fernando Bezerra, que quer transformar a autarquia em uma agência de desenvolvimento. Sotero reconheceu que a Sudene teve um importante papel na industrializaçao da regiao, mas entende que ``o momento econômico é bem diferente dos anos 50 e que novas estratégias precisam ser elaboradas'. Ele anunciou a realizaçao de uma reuniao na próxima quarta-feira, com o ministro, quando o assunto será tratado.

Para Aloísio Sotero, a simples mudança no nome da Sudene nao trará qualquer melhoria em sua estrutura. ``Acho até que o nome pode ficar o mesmo, pois Sudene é muito forte e tem uma grande importância para as populaçoes nordestinas', afirmou. Segundo ele, a agência de desenvolvimento deve ser mais ágil em suas atividades, diminuindo os trâmites burocráticas, e trabalhar com capacidade para atrair mais empresas para a regiao. Um dos pensamentos de Sotero é assinar convênios com os bancos Mundial (Bird) e Interamericano de Desenvolvimento (BID), além de outros financiadores internacionais.

A modernizaçao da Sudene é, como garantiu Sotero, antiga intençao do presidente Fernando Henrique Cardoso, com quem já discutiu o assunto. ``A utilizaçao de médicos atualizados na Sudene é um compromisso de FHC e já havíamos tomado as primeiras providências neste sentido', adiantou Sotero. ``Ainda nao conversei com o ministro Fernando Bezerra sobre este assunto, mas tenho certeza que, nesta reuniao de quarta-feira, tudo ficará explicado', disse, desmentindo a idéia de que o novo ministro tenha intençao de acabar com a Sudene.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;