Turismo Titulo
Chapada das Mesas esconde maravilhosos recantos naturais
Da AJB
11/05/2006 | 08:17
Compartilhar notícia


A Chapada das Mesas é uma séria concorrente da cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul. Embora menos conhecida – tem este nome graças aos cumes dos morros em forma de tampo de mesa –, a região vai ganhando fama por tantas belezas naturais que possui. Quem acaba saindo no lucro é o município de Carolina, onde está a maior parte dos pontos turísticos daquela área.

A procura cresce a cada ano, transformando a cidade em um pólo de concentração de turistas do Maranhão, competindo com outros municípios do Estado. Grande parte dos viajantes que vão até Carolina é praticante do ecoturismo, um segmento que está em franca expansão e movimenta anualmente milhares de reais.

A região já foi descoberta, inclusive, por turistas do exterior, que não se intimidam com o sol e o forte calor. Bom para a economia local que, mesmo distante cerca de 400 km da capital São Luís, encontrou no turismo uma fonte de renda.

A variedade de passeios é quase infinita e sempre há um ponto novo a ser visto e visitado. Entre os locais quase que obrigatórios estão as cachoeiras de São Romão, Papagaio, Bebedouro, Prata, Caverna, Poço Azul e a Ilha do Bote.

Para quem gosta de unir turismo com festa, a cidade tem programação durante o ano inteiro. No final deste mês, acontece a vaquejada. Peões de municípios vizinhos mostram toda a habilidade em derrubar o boi. Outra boa época para se conhecer a cidade é quando acontece a festa do Divino Espírito Santo, 40 dias depois da Quaresma. Em maio, é a vez de comemorar o Menino Jesus de Praga. Mas a temperatura ali esquenta mesmo no meio do ano: junho tem bumba-meu-boi e em julho é a vez das quadrilhas. Isto sem contar a festa da cidade, em outubro.

Os praticantes de esportes radicais vêm também encontrando naquela região ótimas opções para rapel e tirolesa, por exemplo. Com a crescente procura, as agências locais passaram a organizar pacotes tanto na baixa quanto na alta temporada, que ocorre em julho.

Repouso – Depois de um dia de muita aventura, Carolina também se torna um bom local de descanso. A cidade conta com bares e restaurantes. Nas noites, nada melhor do que sentar em um destes bares e provar algum prato típico, ouvindo “causos” e histórias dos moradores. A população é bastante simpática e hospitaleira.

Para quem está debutando por lá, é bom ficar atento a expressões bastante comuns. Não se avexe. Nem todo mundo sabe falar o “carolinês”. Se alguém disser para você que está “agogado”, por exemplo, não se faça de rogado porque ela estará em apuros. Mas cuidado se ouvir a expressão “canginagem”, referente a quem pratica um ato de egoísmo. Se está parecendo estranho, não se assuste, porque em poucos dias de Carolina você estará dominando a linguagem local.

Antes de cair na estrada buscando os lugares incríveis de lá, informe-se junto às operadoras locais sobre preços. A maior parte dos pontos turísticos fica bem distante do Centro, o que obriga o turista a buscar um agente.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;