Cíntia Bortotto Titulo
Aprenda voluntariamente

Saiba que benefícios o trabalho voluntário pode trazer para desenvolvimento profissional

Por Cíntia Bortotto
29/04/2013 | 00:00
Compartilhar notícia


Na semana passada, comentei sobre os benefícios que o trabalho voluntário pode trazer para seu desenvolvimento, levando como mote a questão dos voluntários para a Copa das Confederações. Outras habilidades também podem ser desenvolvidas. Vamos lá?

1) Organização: Quando estamos em situações que envolvem muitas pessoas e atividades, caso de grandes eventos ou trabalhos em ONGs, temos de ser organizados, ter clareza do que é importante e do que é urgente, o que pode ser feito apenas por mim e o que é delegável. Ter capacidade de estruturar atividades e cobrar com foco no resultado que tem de ser alcançado, em geral, demonstra certa organização.

2) Bom relacionamento interpessoal: Facilidade em se relacionar com outras pessoas é uma das características mais importantes no mercado, e não poderia ser diferente em um evento como a Copa das Confederações. A prática da empatia, saber diferenciar o que é seu e o que é do outro são pontos importantes e que denotam aspectos que as pessoas têm de ter para demonstrar essa competência. Em geral, as pessoas com bom relacionamento interpessoal têm a capacidade de conseguir os resultados sendo muito agradáveis.

3) Bom humor: Característica que se sobressalta, principalmente quando se trabalha em grandes grupos ou em situações de muita pressão. Pessoas bem humoradas riem de si mesmas, fazem piadas inteligentes e sabem brincar de forma respeitosa e carinhosa, criando vínculo e aumentando a produtividade do grupo.

4) Capacidade de resolver problemas: É aspecto valorizado no mercado e pode diferenciar o profissional, pois os líderes querem em suas equipes profissionais que resolvam as situações. Para isso, é importante ter leitura do cenário, entender o impacto de cada parte do problema no todo, estruturar de forma lógica as possíveis soluções e conversar com outras pessoas para encontrar/eleger a melhor solução para o problema apresentado.

5) Tranquilidade para lidar com situações sensíveis: Pode ser grande diferencial para a pessoa no mercado. Isso porque encontramos ainda muitos profissionais imaturos que não conseguem fazer uma pausa para lidar com situações difíceis com tranquilidade. Para isso, é importante ter controle emocional, capacidade de análise, empatia e bom senso.

E aí, você já pensou em se aventurar num trabalho voluntário? Acredito que esse tipo de atividade pode ser grande oportunidade, seja qual for o voluntariado que você escolher. Fica a dica! Siga confiante e boa sorte! 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;