Economia Titulo
Royal Bank of Scotland compra Natwest por US$ 33,8 bi
Do Diário do Grande ABC
11/02/2000 | 12:01
Compartilhar notícia


O National Westminster Bank Plc finalmente cedeu à oferta de compra do Royal Bank of Scotland Group Plc, encerrando quatro meses de intensa batalha pela terceira maior instituiçao britânica, envolvendo também o Bank of Scotland. Utilizando o valor de fechamento das açoes do NatWest ontem, a oferta equivale a cerca de 20,95 bilhoes de libras esterlinas (US$ 33,86 bilhoes). Será a maior operaçao no setor bancário britânico.

A compra do NatWest levará o Royal Bank a liderar o segmento de empréstimo corporativo no país e a ocupar a segunda posiçao entre os bancos de varejo. A nova instituiçao passará ainda a ser a sétima maior na Europa. A disputa foi encerrada ontem, quando o diretor-executivo do Bank of Scotland, Peter Burt, distribuiu nota interna à sua equipe comunicando que havia desistido da operaçao, a partir da indicaçao de que quatro dos cinco maiores acionistas do NatWest apoiavam a oferta do Royal Bank.

O Bank of Scotland lançou a primeira oferta pelo NatWest em setembro, que chegou a 25,7 bilhoes de libras. Um comunicado do NatWest informou parecer claro que o Royal Bank obteria o controle de mais de 50% da instituiçao e que, portanto, "nao seria do interesse dos acionistas permanecer como minoria dentro de uma companhia que nao era mais independente". "Congratulamos o Royal Bank e esperamos cooperar para assegurar o sucesso da nova organizaçao", disse o presidente do NatWest, David Rowland, em nota à Bolsa de Londres.

Segundo o Royal Bank, cerca de 18 mil vagas serao cortadas nos próximos três anos para ampliar os lucros. O Royal Bank previu ainda receita anual combinada de 11 bilhoes de libras.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;