Economia Titulo
Argentina pede política cambial conjunta com Brasil
Do Diário do Grande ABC
20/03/2000 | 11:53
Compartilhar notícia


O chefe de gabinete argentino, Rodolfo Terragno, pediu publicamente nesta segunda-feira uma ``urgente negociaçao' no Mercosul para criar uma política cambial comum. Numa entrevista à rádio Mitre, ele explicou que essa política serviria para que se ``reconhecessem disparidades e que, em caso de mudanças cambiais súbitas, se estabelecesse um sistema de compensaçoes'.

Terragno acrescentou que isso deveria ter sido feito antes da desvalorizaçao do real, no ano passado, que produziu um forte desequilíbrio com a Argentina. Mas acrescentou que, de qualquer forma, ``tem que ser feito' agora. O chefe de gabinete falou sobre a necessidade de criar mecanismos comuns que ``nos assegurem tranqüilidade', e qualificou de ``trágica' a hipótese de Brasil e Argentina entrarem em uma ``guerra fiscal' em busca de investimentos estrangeiros. Ele acrescentou que nesse caso ``a política industrial da regiao passaria a ser ditada pelos investidores mais ousados'.

Apesar de tudo, Terragno declarou que ``a destruiçao do Mercosul seria ruim para todos, e por isso devemos procurar sem demora mecanismos que nos asseguram tranquilidade'. Ele cobrou dos líderes da oposiçao política que ``tenham cabeça fria, nao se deixem levar por impulsos, pela demagogia e nao façam declaraçoes bombásticas'.

Neste domingo, o presidente argentino, Fernando de la Rúa, disse que o Mercosul era um ``objetivo estratégico de desenvolvimento' e que o bloco econômico ``nao poderia ser deixado de lado de nenhuma maneira'. De la Rua foi mais além e acrescentou: ``o objetivo (da regiao) deve ser chegar a um acordo geral, mais profundo, uma espécie de Maastrich do Mercosul'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;