Política Titulo
Lula mostra festa no horário político; Serra diz que Lula 'dá medo'
Elisa Bartié
e Fernão Silveira
Do Diario OnLine
15/10/2002 | 00:29
Compartilhar notícia


A propaganda eleitoral gratuita da Grande Aliança (PSDB-PMDB) já mostrou nesta segunda-feira uma nova estratégia de campanha para tentar atrair votos a José Serra contra o adversário Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Enquanto o PT usou o mesmo programa para todo o dia, em clima de festa e comemoração, o PSDB trocou de tática na propaganda noturna e afirmou que Lula "dá medo".

A mensageira da nova estratégia foi a atriz Global Regina Duarte, estrela remanescente do grande elenco utilizado durante a campanha do 1º turno. "Estou com medo, faz tempo que eu não tinha esse sentimento. Porque sinto que o Brasil, nesta eleição, corre o risco de perder toda a estabilidade que já foi conquistada", diz o texto lido pela atriz.

"Não dá para ir tudo para a lata do lixo. Nós temos dois candidatos à Presidência. Um eu conheço, é o Serra. É o homem dos genéricos, do combate à Aids. O outro, eu achava que conhecia, mas hoje eu não reconheço mais. Tudo que ele dizia mudou muito, isso dá medo na gente. Outra coisa que dá medo é a volta da inflação desenfreada, lembra? 80% ao mês. O futuro presidente vai ter de enfrentar a pressão da política nacional e internacional. E vem muita pressão por ai", diz ainda a atriz, pouco antes de reforçar sua escolha pelo tucano. "É por isso que eu vou votar no Serra. Ele me dá segurança, porque dele eu sei o que esperar. Por isso eu voto 45, voto Serra, e voto sem medo."

Depois do 'desabafo' de Regina Duarte, Serra repete seus motes que já marcaram a campanha no 1º. Diz ser o candidato mais preparado para fazer "mudança com segurança", nega que seu eventual governo vá ser "um terceiro mandato de Fernando Henrique" e convoca Lula para os debates públicos. Numa passagem da propaganda, são exibidas cenas de debates do 1º turno em que Lula aparece fazendo perguntas sobre a saúde a Antonhy Garotinho (PSB) e Ciro Gomes (PPS), evitando o confronto com o ex-ministro. "Lula, no segundo turno você pode perguntar diretamente para Serra sobre saúde. Basta não fugir dos debates", afirma o narrador, pouco antes de uma menção ao tucano como "melhor ministro da Saúde do mundo".

Enquanto Lula aparecia sorridente e relaxado em sua propaganda, comemorando com seus partidários e novos aliados a expressiva votação do 1º turno, Serra se mostrava grave e incisivo. O tom mais sério de Serra foi até mesmo alvo de um comentário do candidato tucano no horário político. "Posso até ter cara muito séria, mas tenho uma cara só", afirmou Serra, aproveitando para cutucar a suposta mudança de postura do PT e de seu candidato.

Programa de auditório - Na propaganda petista, que não variou da tarde para a noite, o clima exibido foi bem mais relaxado e despojado. A prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, virou mestra de cerimônias para narrar o crescimento do partido nestas eleições – formou a maior bancada da Câmara, elegeu 10 senadores, fez dois governadores em 1º turno e colocou mais oito em 2º turno.

O crescimento da participação feminina na política também foi comemorado. Mesmo em leito de hospital, a senadora pefelista Roseana Sarney apareceu em um videoclipe para explicitar que está ao lado de Lula na corrida pelo Palácio do Planalto.

Num ritmo de programa de auditório, cuja platéia era formada por correligionários e políticos que apóiam a candidatura de Lula, o petista exibiu seus novos aliados como se eles fossem 'pop stars'. Ciro Gomes até teve seu nome cantando em coro pela claque.

"Eu e o Lula queremos a mesma coisa: mudanças. A vocês, que votaram em mim, eu peço: agora é Lula", pediu Garotinho. "Você de casa, que votou em mim, receba a minha gratidão. Neste momento lhe peço: vote no Lula", afirmou Ciro. O vice de Lula, o empresário mineiro José Alencar (PL), destacou em seu discurso que 70% do eleitorado mostrou no 1º turno que quer mudança na condução política do país.

Lula também usou o horário político para responder à convocação de Serra para os debates. A propaganda lembrou que o petista participou de todos os debates realizados no 1º turno e ressaltou que ele estará presente no debate do dia 25, que será realizado pela Rede Globo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;