Internacional Titulo
Milhares de jovens judeus marcham entre Auschwitz e Birkenau
Por Da AFP
25/04/2006 | 19:50
Compartilhar notícia


Milhares de pessoas vindas do mundo inteiro, a maior parte jovens judeus, participaram nesta terça-feira de uma passeata em direção ao campo da morte de Auschwitz-Birkenau, no sul da Polônia, em memória dos seis milhões de judeus massacrados pelos nazistas.

A "Marcha dos vivos" levou os participantes a percorrerem três quilômetros entre as antigas construções de tijolo vermelho do primeiro campo de Auschwitz ao campo de Birkenau, onde morreram mais de um milhão de judeus, asfixiados nas câmaras de gás.

Cerca de 5 mil israelenses participaram do ato este ano, informou um funcionário do ministério israelense da educação. Entre eles estava Shimon Peres, 82 anos, Prêmio Nobel da Paz 1994 e ex-primeiro-ministro de Israel.

O campo de Auschwitz 1, nos arredores da cidade polonesa de Oswiecim, foi criado pelos nazistas em 1940 numa caserna do exército polonês. Tendo ao alto, na entrada, a inscrição "Arbeit macht frei" (O trabalho liberta), foi destinado aos prisioneiros políticos.

Símbolo da Shoah (termo em hebraico para Holocausto), o campo de Auschwitz-Birkenau é considerado o lugar central do genocídio judeu cometido pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;