Esportes Titulo
Particularidades marcam Paulistão
Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
15/01/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Vai começar o campeonato estadual mais equilibrado do País. O Paulistão inicia amanhã, com 20 clubes, mais de 600 jogadores, e entre caçulas e centenários, haverá a presença de campeões do mundo pela Seleção Brasileira, eternos ídolos e até dirigentes que calçarão as chuteiras para defender suas equipes. Esses e muitos outros personagens que ainda estão por vir são os ingredientes da competição que agitará todo o Estado e definirá o campeão no dia 2 de maio.

No que depender de atletas para garantir a qualidade técnica, o Campeonato Paulista estará bem servido. Para se ter exemplo, só do grupo pentacampeão do mundo com a Seleção Brasileira em 2002 serão sete representantes: Roberto Carlos e Ronaldo (Corinthians), Marcos e Edmilson (Palmeiras), Roque Júnior e Juninho Paulista (Ituano), e Rogério Ceni (São Paulo) - isso sem contar Rivaldo, que é presidente do Mogi Mirim.

Além disso, outros ídolos das torcidas retornaram aos clubes, caso do meia-atacante Giovanni, que acertou a volta ao Santos para se despedir definitivamente do futebol. Já Athirson confirmou o regresso à Portuguesa, assim como Finazzi à Ponte Preta.

O campeonato também terá outra peculiaridade: o dirigente-jogador Juninho Paulista. O meia acertou com o Ituano no fim do ano passado para administrar o futebol. No entanto, ao acompanhar o dia a dia da equipe sentiu vontade de utilizar novamente calções, meias e chuteiras, e decidiu pelo retorno aos gramados.

Entre os participantes, de um lado estão as histórias centenárias de Corinthians e Ponte Preta; os incontáveis títulos de São Paulo, Palmeiras e Santos; as tradições de Portuguesa, Botafogo, Ituano, Santo André e Bragantino; os sempre encardidos São Caetano, Barueri, Mogi Mirim, Rio Branco, Rio Claro, Paulista e Sertãozinho.

Porém, de outro, estão os caçulas Oeste, Mirassol e Monte Azul, que apesar de fundados na década de 1920, disputam a elite paulista pela quarta, segunda e primeira vez, respectivamente.

REGULAMENTO - A competição será disputada em turno único de 19 rodadas. As quatro melhores equipes garantem vagas nas semifinais, enquanto os quatro últimos serão rebaixados à Série A-2 de 2011. Na semi, o primeiro colocado enfrentará o quarto, enquanto o segundo pegará o terceiro (líder e vice decidem em casa).

As equipes que ficarem entre o quinto e oitavo lugares disputarão o Título do Interior que, no entanto, é restrito às equipes de fora da Capital e ao Santos. Se por acaso uma dessas exceções estiver entre os classificados, abrirá vaga para o time seguinte. E assim sucessivamente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;