Esportes Titulo
Mulheres colombianas garantem que chegaram ao topo do Everest
Da AFP
24/05/2007 | 18:06
Compartilhar notícia


Um grupo de montanhistas da Colômbia, entre eles três mulheres, garantiu nesta quinta-feira que chegou ao topo do Monte Everest, a 8.848 metros de altura, entre Nepal e China, sendo esta a primeira vez que mulheres colombianas conseguem chegar a tal altura.

Os colombianos fazem parte de uma expedição que saiu no dia 25 de abril de Bogotá (capital colombiana) com destino a Katmandu com o propósito de conquistar a maior altura do mundo e promover uma campanha contra o câncer no seio.

Um primeiro grupo de colombianos já escalou o Everest em 2001. Desta vez o propósito dos montanhistas era conseguir que três mulheres, Mônica Bernal, Ana Maria Giraldo e Katty Guzmán, chegassem ao cume.

“Foi um sucesso total. Tínhamos dois objetivos claros: um era conseguir que uma mulher colombiana conseguisse alcançar o pico da maior montanha do mundo e também que, pela primeira vez, um colombiano subisse sem oxigênio suplementar”, disse Luis Felipe Ossa, um dos 13 membros da expedição.

“As mulheres demonstraram que eram umas 'berracas' (aguerridas), as três mostraram sua fortaleza, chegaram ao cume às seis horas da manhã”, assinalou Ossa sem especificar se referia à hora local ou à hora colombiana. “Tivemos uma jornada muito longa com ventos de até 80 nós, temos alguns problemas nos dedos”, acrescentou o montanhista.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;