Internacional Titulo
Imprensa pede que Bush envolva ONU na reconstrução do Iraque
Da AFP
06/04/2003 | 12:38
Compartilhar notícia


Os principais jornais dos Estados Unidos pediram em seus editorais deste domingo que o presidente George W. Bush envolva a ONU no processo de reconstrução do Iraque e que mantenha a ocupação militar no país o tempo mais breve possível.

A cooperação e a boa vontade em relação às forças invasoras no Iraque dependerão de quantos civis iraquianos forem afetados durante a guerra e também das "decisões políticas que estão sendo debatidas no governo e entre os aliados", afirma o jornal The Washington Post.

Uma questão-chave é "se o o governo do Iraque do pós-guerra será imposto unilateralmente pelo exército dos Estados Unidos ou se será forjado mediante um processo mais aberto e, inclusive, com a participação das Nações Unidas".

Em uma coluna em separado no Post, dois influentes senadores, Joseph Biden e Chuck Hagel, um democrata e um republicano, argumentaram que os EUA devem envolver completamente a ONU no pós-guerra no Iraque.

Em um editorial intitulado "Uma operação limpa e rápida", Los Angeles Times assinala que "manter os Estados Unidos no comando indefinido no Iraque só poderá alimentar o ódio de quem diz que o objetivo dos Estados Unidos é colonizar o Iraque e todo o Oriente Médio". ,P> A maior preocupação no pós-guerra do Iraque, junto com a busca de armas de destruição em massa, será proporcionar ajuda humanitária ao povo iraquiano e restabelecimento do governo no Iraque, segundo o jornal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;