Cultura & Lazer Titulo
'Cena Livre' em duas cidades
Por Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
26/11/2009 | 07:01
Compartilhar notícia


Extensa e diversificada é a mostra teatral Cena Livre 2009, que começa hoje e prossegue até 20 de dezembro, em 12 unidades do Sesi no Estado. Na região, Santo André e Mauá participam do projeto itinerante, que inclui 17 grupos compostos por alunos do NAC (Núcleo de Artes Cênicas).

Montado por estudantes do NAC de Birigui, Interior do Estado, a tragédia Chega! abre a programação na sede andreense no sábado e domingo, sempre às 20h. As apresentações têm entrada franca.

A peça baseia-se na mitologia da Caixa de Pandora, em que uma mulher curiosa abre a caixa de onde saem todos os males do mundo. A diretora Patrícia Teixeira Rodrigues explica que o espetáculo é resultado de processo colaborativo e gira em torno do fato de que "nada no mundo está completo e que o ser humano possui a capacidade de agir como verdadeiro herói, transformando a realidade opressora."

Ainda conforme a diretora, o grupo preocupa-se com o questionamento de valores. Outras peças que passarão pelo Sesi Santo André são Nós, de Campinas; Píramo e Tsibe, de Itapetininga; Espera, de Osasco; e 3/4 de Amor, do NAC de Santo André.

MAUÁ
Em Mauá, a programação também será aberta no sábado e no domingo, no mesmo horário, com o espectáculo No Simples, um Pleno Caminho, do NAC de Franca.

A peça discute a relação do indivíduo com o tempo na sociedade contemporânea. O mundo vem passando por uma transformação de valores, condutas, princípios e atitudes. O tempo já não é o mesmo: é mais curto. Tudo se volatiliza, mas, paradoxalmente, há um aumento da expectativa do tempo da vida humana. Quanto mais tempo vive o homem, menor o tempo de cada uma de suas coisas. Foi a partir daí que o grupo criou o espetáculo, resultado de processo colaborativo, que tenta sensibilizar as pessoas para tudo o que traz algum tipo de bem estar, integrando a mente, as emoções e o corpo.

Cena Livre 2009 - Mostra de teatro. Até 20 de dezembro. Sesi Santo André - Praça Dr. Armando de Arruda Pereira, 100. Tel.: 4997-3177, ramal 180. Sesi Mauá - Av. Pres. Castelo Branco, 255. Tel.: 4514-2555. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;