Cultura & Lazer Titulo
2006 será ano de maratona internacional de shows
Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
08/01/2006 | 08:48
Compartilhar notícia


O público brasileiro não terá tempo para tomar fôlego depois da maratona de shows internacionais de 2005, que incluiu nomes como White Stripes, Iggy Pop & Stooges e Pearl Jam. Neste ano, a agenda segue firme. Começa em grande estilo dia 18 do mês que vem, com o megashow dos Rolling Stones, marcado para as 21h45, na praia de Copacabana, em frente ao hotel Copacabana Palace, no Rio.

O evento será promovido pela produtora Planmusic, do empresário Luiz Oscar Niemeyer, em parceria com a Prefeitura do Rio, e terá patrocínio das empresas Claro e Motorola. Como não poderia deixar de ser, o show fará jus à conhecida megalomania das turnês da banda. A EMI Music, gravadora dos Stones, informa que a superprodução é composta por um palco de 24m de altura (correspondente a um prédio de oito andares), com 70m de largura. O palco gigante tem um prolongamento móvel de 60m para outro menor, de 10m por 9m, em que o grupo tocará algumas músicas.

Dezesseis torres de som e imagem (com telões em alta definição) serão distribuídas pela orla até as proximidades do Hotel Meridian. O evento contará com 2 mil seguranças, que se revezarão em três turnos, e o bairro ficará interditado para carros particulares. Segundo os organizadores do show, que terá transmissão da Rede Globo e ganhará registro em DVD, o espetáculo deverá atrair cerca de 1,5 milhão de pessoas.

Em turnê de divulgação do álbum A Bigger Bang, os Stones vêm ao país pela terceira vez. A primeira foi em 1995, durante a turnê Vodoo Lounge, e a segunda em 1998, ano de Bridges to Babylon. No dia 16 de fevereiro, eles desembarcam no Rio e trazem uma comitiva de 140 pessoas.

Mais atrações – Outros supergrupos confirmados para o primeiro trimestre são o U2 e o Oasis. O vocalista Bono Vox e seus companheiros deverão fazer dois shows da Vertigo Tour em São Paulo, no Morumbi, com abertura dos escoceses do Franz Ferdinand. As datas ainda não foram confirmadas, mas fala-se entre o fim de fevereiro e o início de março.

Os britânicos do Oasis estão em turnê que divulga o elogiado disco Don’t Believe the Truth. Eles desembarcam no Brasil em março, mês em que também devem tocar por aqui o Jamiroquai, Green Day, Simple Plan (que esteve no Brasil no ano passado), Carlos Santana e Shakira.

Para abril estão previstos Coldplay, Lauryn Hill (ex-Fugees) e Supergrass, grupo que será a atração principal da segunda edição do festival Campari Rock. O seminal The Who, do guitarrista Pete Towshend e do vocalista Roger Daltrey, já confirmou uma turnê sul-americana que certamente contemplará pelos nacionais até o início do segundo semestre.

A cantora Madonna, que lançou recentemente o álbum Confessions on a Dance Floor deve se apresentar gratuitamente na praia de Copacabana nos mesmos moldes dos Stones, com organização da Planmusic e apoio da Prefeitura do Rio. A definição quanto a data deverá ocorrer nas próximas semanas.

Tudo indica que novembro será o mês com o maior número de shows internacionais: Bob Dylan, David Gilmour, Foo Fighters, System of a Down e My Chemical Romance. Agora é so preparar os bolsos e agradecer ao além ou, para os mais realistas, ao dólar em baixa.

Profissionais – Para a assessora de imprensa Gilda Mattoso, viúva do poeta Vinicius de Moraes (1913-1980) e ex-empresária de Tom Jobim (1927-1994), além do aspecto econômico, outros fator favorece a enxurrada de artistas estrangeiros no país: aprimoramento profissional. “Há mais bons produtores de megaeventos Na época em que comecei a trabalhar no business, em 1980, existia só um produtor. As pessoas se profissionalizaram”, afirma Gilda, que presta serviço para artistas como Caetano Veloso, seu companheiro tropicalista e ministro da Cultura Gilberto Gil e todo elenco da gravadora Warner.

Anote na agenda

Fevereiro

Dia 18 – Rolling Stones na praia de Copacabana, no RioFevereiro/março
U2 (com abertura do Franz Ferdinand)

Março
Oasis, Jamiroquai, Green Day, Simple Plan, Santana, Shakira

Abril
Coldplay, Lauryn Hill, Supergrass

Junho/julho
The Who

Julho/agosto
Madonna

Novembro
Bob Dylan, David Gilmour, Foo Fighters, Sistem of a Down, My Chemical Romance




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;