Turismo Titulo
Vulcão pode ser maior pico da América
Da AFP
12/04/2007 | 07:04
Compartilhar notícia


Um vulcão no Chile poderá tirar do Aconcágua, na Argentina, o título de Teto das Américas. Com 6.962 metros, o pico da terra do tango sempre foi considerado o mais alto do continente, mas uma missão franco-chilena escalou o Ojos del Salado, situado na fronteira entre os dois países, para verificar se a honraria deve mudar de mãos. A expedição teve início dia 23 de março e contou com 11 pessoas. Segundo registros oficiais, o vulcão teria 6.893 metros. O grupo realizou medições com equipamentos de maior precisão orientados via satélite para verificar as medidas exatas.

Existem antecedentes de que o Ojos del Salado teria entre 25 e 187 metros a mais do que o oficialmente medido. O tenente da reserva do Exército chileno René Fajardo, chefe da primeira expedição ao topo do Ojos del Salado, em 1956, afirma que o vulcão mede 7.080 metros.

A missão, batizada de Em Busca do Teto da América, usou como método de medição um geóide (instrumento com forma semelhante à da Terra) que utiliza dados via satélite reconhecidos por instituições científicas mundiais.

“A altitude que temos é superior à oficial, do Instituto Geográfico Militar. Agora precisamos confirmá-la com eles”, disse o francês Marc Turrel, membro da expedição e diretor da revista Andes Magazine, que a organizou.

A missão durou 18 dias e agora os dados estão nas mãos do Instituto Geográfico Militar de Santiago do Chile.

Por enquanto, o monte Aconcágua, na província argentina de Mendoza, ostenta o título de mais alto do continente. Já o Ojos del Salado, situado mil quilômetros ao Norte de Santiago, perto da cidade de Copiapó, na fronteira com a Argentina, é reconhecido como o vulcão ativo mais alto do planeta e o cume mais elevado do Chile, segundo o Instituto Geográfico Militar chileno.

Visitado anualmente por 400 pessoas, o complexo vulcânico, composto de 38 crateras, mostra pouquíssima atividade e não há registro de erupções nos últimos 500 anos.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;