Memória Titulo
A foto é da Rua José Bontempo

A foto publicada em 19 de outubro mostra a Rua José Bontempo, uma travessa da Alameda Conde de Porto Alegre, perto do bosque...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
27/10/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


A foto publicada em 19 de outubro mostra a Rua José Bontempo, uma travessa da Alameda Conde de Porto Alegre, perto do bosque da Vila Santa Maria. A casa ao fundo da rua pertence à Alameda Conde de Porto Alegre, 507. Acredito que a foto tenha mais de 30 anos. Tenho um casal amigo que mora na rua desde 1982. Ela já era asfaltada.

Rubens Bernardo, presidente da Associação dos Funcionários Municipais de São Caetano (Aresm).

A foto charada do dia 19 de outubro foi mais fácil de matar. Trata-se da Rua José Bontempo, uma via pública pequena, com cerca de 200 metros, localizada no Bairro Olímpico, em São Caetano. Ela fica entre a Avenida Presidente Kennedy e a Alameda Conde de Porto Alegre, bem pertinho do Teatro Paulo Machado de Carvalho e da Cidade das Crianças. Não sei de quando é a sua foto, mas compare com a visão atual, que as casas já foram bastante modificadas. O reconhecimento, todavia, é possível graças as duas casas localizadas ao fundo, na alameda, e que continuam com a mesma fachada. Claro que mais ao fundo já se podem ver os prédios surgindo. Agora quem deixa uma pergunta sou eu: quem foi José Bontempo?

Humberto Domingos Pastore, jornalista.

NOTA DA MEMÓRIA

Obrigado aos dois colaboradores de hoje. E fica a indagação do Pastore sobre a biografia de José Bontempo.

Livro Novo

"Luís Martins, um cronista de arte em São Paulo nos anos 1940", de Ana Luisa Martins (filha do jornalista) e José Armando Pereira da Silva (ex-colaborador do DIÁRIO). Edição: Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM). Lançamento: hoje, às 19h30, na Livraria da Vila. Endereço: Rua Fradique Coutinho, 915, Vila Madalena. Conteúdo: 220 crônicas de arte de Luís Martins (1907-1981). O autor destacou-se pela longa carreira como cronista do jornal "O Estado de S. Paulo". Uma de suas seções chama-se "Efemérides", com fatos históricos nacionais e de São Paulo.

O 10º Congresso

O terceiro painel do dia 5 de novembro do 10º Congresso de História do Grande ABC será coordenado por Maria de Lourdes Ferreira, do Centro de Memória de Diadema, e terá os seguintes assuntos e participantes:

"Antecedentes históricos ao atendimento à educação infantil municipal em São Bernardo: o ano de 1956 em questão", com Marly Leibruder (PUC).

"Primórdios da Educação em Mauá: as escolas isoladas do Pilar (1896-1935)", com Renato Alencar Dotta (UNIABC).

"As escolas de primeiras letras na Colônia de São Caetano (1883-1921)", com Eliane Mimesse (Universidade Tuiuti, do Paraná).

"UniABC: uma história de 40 anos", com Alfredo Oscar Salun e Telma Mafra (UniABC).

"História, Memórias e Poder Local", com José Amilton de Souza (FSA).

O 10º Congresso de História do Grande ABC será realizado de 3 a 6 de novembro São Caetano. As inscrições estão abertas. São gratuitas. Informações na Fundação Pró-Memória, responsável pelo Congresso. Ou pelo site www.fpm.org.br/; 4223-4780.

ALMANAQUE

José Villegas

Nascimento: Jaú (SP), 27 de outubro de 1925.

Vereador: 1957 a 1959 (suplente); 1960 a 1963.

Partido: PSB.

Falecimento: Santo André, 1º de setembro de 1963.

Veio para Santo André, sozinho, com 11 anos, em 1939. Seu primeiro emprego foi na tecelagem Ipiranguinha. Trabalhou na empresa até a idade de 25 anos. Foi comerciante. Criador de um time de futebol chamado Vila Hungria FC. É hoje nome de rua na cidade.

Fernando Gomes

Nome: Fernando Buissa de Barros Gomes.

Nascimento: São Paulo (SP), 27 de outubro de 1961.

Vereador: 2000 a 2004.

Partidos: PFL - PL - PTB e PSDB.

Apenas nasceu em São Paulo, no Hospital do Servidor Público. Toda uma vida em Santo André. Advogado, com carreira desenvolvida no Colégio Pentágono. Começou como gráfico. Percorreu todos os departamentos. Desde 1985 é diretor jurídico e financeiro da entidade.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Sábado, 27 de outubro de 1979

Manchete - Ato publico do MDB (em São Bernardo) repudia o governo e rejeita a reforma (política).

Denúncia - Precariedade caracteriza Inamps de Santo André.

EM 27 DE OUTUBRO DE...

- Anunciada a construção de uma estrada de seis quilômetros entre Mauá e o km 24 da Via Anchieta, a Estrada de Sertãozinho, cujo trecho inicial terá o nome de Avenida Papa João 23.

HOJE

Dia Mundial de Oração pela Paz e Dia Oficial do Músico.

FALECIMENTOS

SÃO CAETANO

Flávio Senise Sorbo. Sábado. Advogado e membro das Lojas Luz do Oriente e Luz do Ocidente, ambas de São Caetano. Deixa viúva Dona Janete, filha do autonomista João Caparroz Ruiz, três filhos (Priscila, Alessandra e Fernando) e netos. Crematório da Vila Alpina.

Maria MercurI Ruveri, 85. Ontem. Cemitério São Caetano.

Ruth Ferraz Paradini, 82. Ontem. Cemitério São Caetano.

Margarida Verdi de Figueira, 76. Ontem. Cemitério da Saudade.

Luiz Monteiro, 76. Dia 24. Cemitério das Lágrimas.

Benedicta Toniatti, 75. Dia 24. Cemitério da Saudade.

Nelson Oste, 66. Dia 23. Cemitério das Lágrimas.

Antonio João matioli, 63. Dia 23. Cemitério da Saudade.

Valdir Rosa, 56. Dia 23. Cemitério das Lágrimas.

Elisio Tadeu Pellim, 51. Dia 23. Cemitério das Lágrimas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;