Cultura & Lazer Titulo
Europa discute atraso na exploraçao do comércio eletrônico
Por Do Diário do Grande ABC
11/01/2000 | 12:33
Compartilhar notícia


A Europa sofre um importante atraso em relaçao aos Estados Unidos na utilizaçao comercial da Internet, segundo a maioria dos cientistas, autoridades governamentais da Uniao Européia e diretores de empresas de Internet reunidos em Madri (Espanha) para discutir o potencial da rede.

O encontro ocorre um dia após o anúncio da bilionária fusao das norte-americanas America Online, maior provedor de serviços para a Internet do mundo, com a Time Warner.

Em seu discurso de abertura, o primeiro-ministro espanhol, José María Aznar, pediu aos países da Uniao Européia uma maior difusao das novas tecnologias para que seja derrubada a lacuna do continente em relaçao aos EUA.

Representantes do encontro, chamado "Europa en la Economía de Internet", afirmaram que o número de computadores residenciais conectados à rede é comparativamente muito menor em relaçao aos Estados Unidos, onde 50% das casas estao ligadas à rede.

Em 1999, o e-comércio movimentou 17 bilhoes de euros nas 15 naçoes da Uniao Européia, cerca de um terço dos números norte-americanos. "Nao podemos ficar atrás", alertou o premiê espanhol.

Aznar disse que os governos devem acabar com as barreiras reguladoras para que os empreendedores europeus consigam se adaptar à nova economia global.

O ministro da Indústria da Espanha, Josep Pique, destacou em seu discurso que o valor do negócio da AOL com a Time Warner, de US$ 164 bilhoes, representa um terço do PIB espanhol.

O representante da sociedade de Informaçao e Empreendimento da Uniao Européia, Erkki Liikanen, apresentou um projeto para estimular a inserçao da Europa no mundo digital, que prevê a instalaçao de equipamentos com acesso livre à Internet em todas as escolas, além do aumento do capital disponível para investimentos de risco no segmento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;