Economia Titulo Enfraquecimento
Confiança da zona do euro fica menor que a esperada
Por
26/04/2012 | 06:51
Compartilhar notícia


A confiança na economia da zona do euro enfraqueceu em abril e mais acentuadamente do que o esperado, uma vez que as perspectivas de prolongar o crescimento no primeiro semestre do ano esmaeceram, mostra pesquisa da Comissão Europeia divulgada nesta manhã.

 

O indicador do sentimento global sobre a economia entre os 17 países que adotaram o euro como moeda caiu fortemente para 92,8 em abril, menor nível em um ano, de 94,5 em março.

 

A queda reflete uma fraca perspectiva em quase todos os subsetores. O declínio generalizado mostra que o enfraquecimento econômico em curso afeta todos os setores e indica queda em três das maiores economias da região.

 

O índice de confiança da indústria manufatureira do bloco caiu para -9,0 em abril, de -7,1 em março passado. A confiança do consumidor teve nova queda, de -19,1 em março para -19,9 este mês. O setor de serviços mostrou-se crescentemente pessimista, com o indicador caindo para -2,4 em abril, de -0,3 no mês anterior. O setor de construção recuou de -26,7 em março para -27,4 em abril, enquanto o setor varejista teve uma ligeira melhora, de -12,0 em março para -11,4 em abril.

 

A pesquisa sobre o clima dos negócios, calculada separadamente, também tombou em abril, para -0,52, menor desde janeiro de 2010. Em março passado foi de -0,28.

 

Os dados vieram piores do que os estimados em levantamento da Dow Jones junto a economistas na semana passada: esperava-se que o índice do sentimento econômico caísse para 94,2; o da indústria para -7,0; o do consumidor para -19,8; e o clima de negócios em -0,33.

 

Enquanto um plano aceitável para os problemas da dívida soberana da Grécia foi aprovado, a Espanha está atualmente experimentando um aprofundamento de seus problemas fiscais, e outros Estados-membros estão enfrentando contração econômica e níveis crescentes de desemprego.

 

Todos esses problemas estão interferindo fortemente sobre a região, uma vez que a totalidade dos dados mais recentes sugere que a zona do euro terá de batalhar para se recuperar rapidamente da recessão que os números oficiais prenunciam. As informações são da Dow Jones




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;