Economia Titulo
Empresas da região investem em sustentabilidade
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
15/10/2007 | 07:03
Compartilhar notícia


O empresariado da região incorpora cada vez mais em suas políticas de atuação o conceito de sustentabilidade, que busca unir o bom desempenho nos negócios com práticas que se traduzam em melhor qualidade de vida para as pessoas e o respeito ao meio ambiente.

Um exemplo nesse sentido são programas adotados pela Alcan Packaging em Diadema. A empresa possui um sistema integrado de gestão em EHS (em inglês, meio-ambiente, saúde e segurança), que tem como foco, por exemplo, a otimização do uso de recursos naturais (gás, energia, água e derivados de madeira).

O diretor de operações da unidade da Alcan, Nelson Silva, destaca que houve recentemente colocação de sensores para evitar vazamentos e um sistema para reutilização de água, que já permitiram uma redução no consumo em 51% nos últimos cinco anos.

A produtora de embalagens, que investe anualmente US$ 200 mil em EHS, desenvolve ainda iniciativas para diminuição de resíduos, como a reciclagem de óleo de cozinha – trazida de casa pelos funcionários –, em parceria com um programa da prefeitura de Diadema. Em média, são 100 litros por mês, enviados para uma fábrica de sabão.

Outro exemplo de sustentabilidade: a indústria Dura Automotive, de Rio Grande da Serra, investiu em uma estação de tratamento de água, que atualmente reutiliza 90% da água industrial da fábrica.

Em relação aos resíduos, a companhia automotiva desenvolveu parcerias com empresas de reciclagem e tem deixado de enviar um volume expressivo de papel e plástico ao aterro sanitário. Foram 36 mil kg reciclados em 2006, ante 21 mil em 2005.

Envolvimento - Tanto na Dura quanto na Alcan, há a preocupação de envolver, com campanhas de conscientização, funcionários e a comunidade. A produtora de embalagens, por exemplo, desenvolve anualmente um concurso de desenhos sobre a questão ambiental com filhos dos trabalhadores. Por sua vez, a indústria de autopeças faz palestras em escolas para disseminar o tema.

Conscientizar a comunidade é um dos alvos da ETA (Estação de Tratamento de Água), da Sabesp em São Bernardo. A unidade da concessionária recebe escolas e grupos, para mostrar como funciona a estação e orientar sobre desperdício de água, coleta seletiva e plantio de árvores. Anualmente tem a visita de 7.000 pessoas.





Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;