Cultura & Lazer Titulo
‘Espíritos’ usa lenda urbana para criar terror
Por Cássio Gomes Neves
Do Diário do Grande ABC
24/03/2006 | 08:53
Compartilhar notícia


Uma lenda urbana como primeiro fiapo para o tecido de um filme de terror. Esse caminho já é mais que conhecido e tem dado resultados irregulares. E é por ele que vai Espíritos – A Morte Está a Seu Lado, filme de terror tailandês da dupla Banjong Pisanthanakun e Parkpoom Wongpoom. Obra irregular que, como tantas do gênero, procura codificar o folclore para o plano da ameaça – que, nos filmes de terror, ganha status de contato com a realidade.

Tun é um fotógrafo recém-casado e descobre que suas fotos começam a apresentar manchas inexplicáveis. Logo, as manchas reproduzem silhuetas humanas. Passa então a ser ameaçado por um fantasma feminino – cujas manifestações se dão nas regras do clichê do terror oriental, com cabelos e água como iconografia –, que o remete a um romance do passado.

É a velha lenda das almas penadas que aparecem em fotos familiares, que até pouco tempo atrás superpovoavam programas sensacionalistas da TV. Espíritos cai na cilada de justificar pela reles via da conspiração uma lenda urbana. O recurso da trama sobre trama é válido, mas mal-aproveitado, já que os espaços narrativos que a dupla de cineastas propõe são demasiados e mostram que há mais culpas no cartório do que disse o escrivão.

Existe até uma tentativa de analisar a imagem como corrupção da realidade (ou o cinema como versão parcial do mundo). Entretanto, é tudo muito enunciado e pouco sofisticado, pouco assimilado no filme e na narrativa em si; o que está explícito em diálogos está longe de ser incorporado pelas imagens. Santa irregularidade!

ESPÍRITOS – (Shuttle, Tailândia, 2004). Dir.: Banjong Pisanthanakun e Parkpoom Wongpoom. Com Ananda Everingham, Natthaweeranuch Thongmee, Achita Sikamana. Estréia nesta sexta-feira no ABC Plaza 4, Shopping ABC 4, Extra Anchieta 3, Metrópole 3, Mauá Plaza 5, Central Plaza 2 e circuito. Duração: 97 minutos. Censura: 14 anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;