Memória Titulo
A cultura popular que São Bernardo faz

Entre as notícias da cultura popular em São Bernardo, um destaque é a exposição de fotos e documentos do Clube Alameda Glória

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
15/10/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Entre as notícias da cultura popular em São Bernardo, um destaque é a exposição de fotos e documentos do Clube Alameda Glória, para ser vista até o final do mês na Pinacoteca Municipal (prédio antigo do Fórum, ao lado da Cidade da Criança). Dos debates de sábado passado que foram ali realizados, a agitadora cultural Neusa Borges encaminha as fotos de hoje - lado a lado, artistas e a professora Luciana Chianca, antropóloga da Universidade Federal da Paraíba.

Marotti, são-bernardense; Luciana, nordestina. Estabelece-se um intercâmbio nacional em terras de São Bernardo. Visitem a exposição do Alameda Gloria. Com várias atrações: as fotos, o mastro com os três santos juninos, a bicicleta do Marotinho que o leva, desde menino, às procissões dos carroceiros. 

PINACOTECA DE SÃO BERNARDO Rua Kara, 105, Jardim do Mar. Informações: 4125-2466. Entrada franca.

Crônica da Vila
Depoimento: Hermínio Costa 

O avô Domingos foi o primeiro açougueiro a trazer carne com carroça para o Riacho Grande.

Eu sempre amei beira de água. Com seis ou sete anos de idade, quando entrei para o colégio das irmãs (Rua Dr. Flaquer) o primeiro presente que meu avô me deu foi me levar pescar no tanque do Nucci Demarchi, avô do vereador Sergio Demarchi.

Havia um moinho. A coisa mais linda do mundo. Uma Suíça. Portugueses vinham de Santos, subiam a Serra com aqueles Citroen, aqueles carros conversíveis, Nashi, De Sotto, e vinham tudo para o bairro dos Demarchi. Foi daí que começaram os restaurantes.

O "frango com polenta" começou na sala do Albino Demarchi, que ficava na frente do lago. Depois é que eles expandiram.

Fausto Polesi 

O primeiro Diário do Grande ABC, com a data de 9-5-1968, começou a ser rodado às 10h do próprio dia 9. Preparamos a edição no dia 8, invadimos a madrugada. Tínhamos a experiência do semanário, não do diário. "Embananou" tudo. Ficamos sem dormir do dia 8 para o dia 9. E pensar que naquela quinta-feira precisávamos preparar a edição da sexta, do sábado, do domingo - este sempre um jornal volumoso.

Fonte: depoimento gravado em 27-4-1988.

NAS ONDAS DO RÁDIO 

USP FM (93,7) - Memória. A anistia brasileira (parte 2). Produção e apresentação: Milton Parron. Trabalhos técnicos: Cido Tavares. Hoje, às 9h.

TRIANON AM (740) - Quinta Avenida. Hoje: trompetista Charlie Spivak; baixo-barítono Arthur Prysock; cantora e atriz Doris Day; amanhã: Frank Sinatra. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h. Na internet: www.comercialderadio.com.br e www.quintaavenida.mus.br .

BANDEIRANTES AM (840) e FM (90,9) - Memória. José Messias, sua vida, trajetória musical e carreira (parte 2). Produção e apresentação: Milton Parron. Divulgação: Jessica Alves de Abreu Venesio. Hoje, às 23h, com reprise amanhã às 5h.

PÉROLA DA SERRA (87,5) - Reminiscências. Produção e apresentação: Américo e Lina Del Corto; e a participação de Octavio David Filho, Idmir Pedro dos Santos, Walter Gallo, Idair F. Santos, Antonio Simões, Pedro Cordeiro e Ademar Bertoldo. Amanhã das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br .

NEWS SELLER HÁ 50 ANOS 

Domingo, 15 de outubro de 1961 

Manchete - Gimenez (prefeito de Santo André) entrega o poder; Sampaio (vice) assume

São Caetano - Estrada das Lágrimas começa a ser alargada.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quinta-feira, 15 de outubro de 1981 

Manchete - Transporte coletivo na pauta: governo vê abusos e quer impedir aumento exagerado de tarifas

Grande ABC - Estado anuncia mais 16 centros de saúde.

Editorial - E é o povo que paga os sonhos grandiosos.

Futebol - Ontem, em São João da Boa Vista, Palmeiras 0, Santo André 0; no Baetão, Aliança 0, Rio Branco 1.

Data - No Dia do Professor, muito pouco a festejar. Reportagem de Cida Flosi Barbosa.

Polícia - Seviciado e morto em Ribeirão Pires.

EM 15 DE OUTUBRO DE... 

1936 - Fundem-se os clubes de Paranapiacaba, surge o União Lira Serrano (sociedade recreativa e desportiva). 

1966 - Clube Bochófilo de Santo André inaugura sua nova sede, na Almirante Tamandaré.

1971 - Carmelo Crispino, diretor do Instituto de Ensino Coronel Bonifácio de Carvalho, recebe o título de Professor do Ano de São Caetano.

MUNICÍPIO PAULISTA 

Ilha Solteira. Elevado a município em 1991, quando se separa de Pereira Barreto.

Trabalhadores

Nasce em 15 de outubro: 

1926 - Alcides G. Steincapf, de São Paulo. Operário da Coral.

Fonte: 1º livro geral de registro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

HOJE 

Dia do Professor, Dia da Normalista e Dia do Caçador.

SANTOS DO DIA 

Deusdedit, Eutímio, Tecla de Kitzingen e Teresa D'Avila. Santa Teresa D'Avila, a Teresa de Jesus (Ávila, Espanha, 1515 - 1582). Reformadora e doutora da Igreja. Da sua obra: O caminho da perfeição, Pensamentos sobre o amor de Deus e O castelo interior. Considerada a Padroeira dos Professores.

Fontes: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2011; site: www.paulinas.org.br .

FALECIMENTOS 

SANTO ANDRÉ

Esther Gomes, 88. Natural de Severinia (SP). Dia 10, em São Bernardo. Cemitério de Camilópolis.

Jovina Maria de Jesus de Assis, 68. Natural de Tapirai (SP). Dia 8. Cemitério Curuçá.

Elisangela Aparecida da Silva, 37. Natural de Ituiutaba (MG). Dia 11, em São Bernardo. Cemitério Phoenix. 

SÃO BERNARDO

Elvira Forlano Catozzo, 94. Natural de São Paulo (SP). Dia 12. Cemitério da Paulicéia.

Verginia Siquelli de Assis, 82. Natural de Arceburgo (MG). Dia 9. Cemitério dos Casa.

Anísio Raimundo da Silva, 74. Natural de Pernambuco. Dia 10. Cemitério dos Casa.

Francisca Paula de Paula, 71. Natural de Jaguaribe (CE). Dia 11. Jardim da Colina.

CÔNEGO BELISÁRIO ELIAS DE SOUZA
(Pacoti, CE, 2-5-1933 - São Paulo 10-10-2011) 

A missa de 7º dia por intenção do cônego Belisário será celebrada amanhã, domingo, às 19h, na Matriz Imaculada Conceição, em Mauá.

Cônego Belisário era filho de Silvestre Elias de Souza e Maria Nazaré Marques de Souza, quarto filho de cinco irmãos e o único homem. Viveu em sua terra natal até os 11 anos. É quando muda para Jundiaí (SP) e depois para São Paulo, Capital.

Chega a Santo André nos primeiros tempos da Diocese local. Em 1958 é ordenado sacerdote por Dom Jorge Marcos de Oliveira. No ano seguinte começa a estudar em Roma. Depois faz carreira eclesiástica no Grande ABC, fixando-se em Mauá. Mas é um homem do Grande ABC, sempre chamado para ofícios nas sete cidades.

Fonte: Humberto Domingos Pastore, Cônego Belisário, com pesquisa de Neusa Maria Aparecida Antico Barbosa: livro editado pela Gráfica Bandeirantes em 2009.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;