Memória Titulo Memória
O Natal na Capa do Diário

O presente que se renova pensando no artista do Grande ABC

Por Ademir Medici
25/12/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Ano a ano o leitor do Diário, no dia de Natal, encontrava na Primeira Página um presente colorido, uma pintura lembrando a data sagrada do nascimento de Jesus. As páginas raramente traziam cores. Predominavam o preto e branco. Daí a surpresa sempre renovada nos 25 de dezembro.

Foi assim no dia de Natal de 1988, com esta obra de Claudia Gomes Brandão. Titulo: ‘Tríade’, destacando a mão, a ave, a mulher.

Nas explicações da sua criação, Claudia citava o amor, a concepção de Maria, a fé, a sociedade cristã. A artista lembrava que cada indivíduo tem dentro de si a necessidade de receber, mas também muito a ofertar.

Claudia Brandão fazia parte do Grupo Encontro, formado exclusivamente por artistas plásticos da região. Nascida em Valparaíso, Interior de São Paulo, Claudia participava desde 1983 de coletivas e individuais, notadamente nos espaços culturais do Grande ABC.

O centenário dos Filhos da Caridade

Em 25 de dezembro de 1918 era fundada a congregação ‘Filhos da Caridade’, na França. À frente, o padre Jean Emile Anizan, que atendeu pedido do papa Bento XV. Dizia padre Anizan: “Quero religiosos apaixonados por Deus e pelo povo. Sacerdotes e irmãos religiosos que sejam pastores no mundo operário”.

Os ‘Filhos da Caridade’ espalharam-se pelo mundo. Chegam ao Brasil em dezembro de 1961 e iniciam seus trabalhos por Santo André, no ano seguinte, com os padres Pedro Jourdanne e José Mahon.

Neste ano do centenário, várias atividades foram realizadas. Em Santo André, os trabalhos de celebração envolveram as paróquias São Geraldo Magella (Vila Guaraciaba) e Nossa Senhora do Rosário (Vila Luzita). Uma missa foi celebrada, em 9 de dezembro, com a presença do cardeal Claudio Hummes, que foi o segundo bispo diocesano do Grande ABC. Também um vídeo foi idealizado, do qual Memória trará notícias pelo DGABC TV.

Interação com Facebook
‘Seu Rosalvo, o incrível’

O cronista Luís Fernando Veríssimo criou, há algum tempo, um dos mais irônicos e notáveis personagens de seu amplo universo imaginativo, a Velhinha de Taubaté.

Da crônica de Lourenço Diaféria publicada pelo Diário em 25 de dezembro de 1988. Confiram a íntegra no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

Diário há 30 anos
Domingo, 25 de dezembro de 1988 – ano 31, edição 6945

Manchete – Bispo de Santo André pede Natal solidário. Em crônica publicada no Diário, o bispo emérito, dom Jorge Marcos de Oliveira, escreve: “Os cristãos devem se alinhar num dos polos que se divide, hoje, o mundo contemporâneo, entre amor e ódio, liberdade e opressão, paz e guerra”.

Já o bispo diocesano, dom Claudio Hummes, definia: “Deus não criou cidadãos de segunda categoria”.

Indústria – Cresce a confraternização entre empresas e empregados na região. O Diário noticia as festas de Natal na Rhodia, Otis, Nordon, Autolatina (VW e Ford), Valisère, Philips, Taurus e BMG Brinquedos.

Nota – Caro leitor, que caminhos percorreram essas indústrias nos 30 anos seguintes?

Social (Coluna Encontro, Claudete Reinhart) – A emoção reinou absoluta durante a cerimônia religiosa em comemoração às bodas de ouro de Yolanda e Lóris Vaccari, na Catedral do Carmo.

Santos do Dia
Anastácia
Jacó de Tódi
Mártires de Nicomédia

Em 25 de dezembro de...


1918 – Foi aprovada com distinção no sexto ano de conservatório da Capital, no curso de piano, a senhorita Zilda Leite, filha de Manuel José Leite, guarda-livros da fábrica de tecidos Kowarick, instalada em Santo André, município de São Bernardo.

O Natal, segundo artigo sem assinatura publicado pelo Estadão:

A humanidade festeja hoje, após quatro longos, quatro dolorosos anos de espera, quatro anos de sangue e morte, de ansiedade e horror, de luto e miséria, em que o mundo, suspenso, aguardava tragicamente o fim da luta universal, o dia entre todos suave, entre todos feliz, entre todos glorioso para a cristandade, do nascimento de Jesus.

São Paulo, ainda convalescente de uma traiçoeira epidemia, a gripe espanhola, saiu à rua. Houve passeata de bandos carnavalescos, bandas de música percorreram o Triângulo.

A população, já refeita de todo o abalo, saiu à rua, dando à cidade a animação, o movimento e a vida de que há muito ela se ressentia.

A guerra acabou. Do noticiário do Estadão: a escassez de víveres em Viena.

1963 – João Cara Valentim, presidente da Câmara Municipal, assume a Prefeitura de Santo André no lugar de Clovis Sidney Thon, completando o mandato. Uma semana no cargo.

Nota – Na gestão (1960/1963), Santo André teve seis prefeitos.

Municípios Brasileiros
Celebram aniversários no Dia de Natal:

No Espírito Santo, Guaçuí
No Rio Grande do Norte, a Capital Natal
No Piauí, São José do Peixe

Fonte: IBGE 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;