Cultura & Lazer Titulo
Carnaval: emissoras caem na folia
Por Rodrigo Teixeira
Da TV Press
22/02/2003 | 16:19
Compartilhar notícia


A folia carnavalesca tomará conta da programação das TVs. E o telespectador terá de entrar na festa, pois a maioria das emissoras dará destaque para os desfiles. A Globo, como já é tradição, explorará ao máximo os desfiles das escolas do Rio e de São Paulo. A Band mais uma vez investe no Carnaval baiano e a Rede TV! promete dar destaque às festas fora das avenidas.

A Globo e a Band aumentaram, inclusive, suas equipes e a estrutura para a transmissão. A Globo, por exemplo, levará 600 profissionais para o Sambódromo carioca, 100 a mais do que em 2002. No Rio, a dupla que narrará os desfiles é Cléber Machado e Maria Beltrão e, em São Paulo, Renata Ceribelli e Chico Pinheiro. A Globo levará também 15 câmaras a mais do que as 25 do ano passado, além de duas gruas e um dirigível com uma câmara acoplada. “Vamos inovar com uma câmara só para os jurados e outras duas só para os destaques das escolas. O telespectador terá mais detalhes da festa”, diz Aloysio Legey, diretor responsável pelos desfiles da Globo.

A Band também ampliará a cobertura do Carnaval baiano. A emissora garante que serão 70 horas de transmissão ao vivo, 20 a mais que em 2002. A cobertura começa na sexta-feira, às 22h15, e vai até a madrugada de quarta-feira. Uma das novidades é que a emissora construiu um novo estúdio, transparente e em formato de ponte, para que os trios passem por baixo dele durante o desfile. Haverá um braço mecânico em que os artistas poderão ser içados para dentro do estúdio ou mesmo colocar alguém da equipe da Band em cima dos trios. “A idéia é que o telespectador tenha a mesma visão do folião que estará na Bahia”, afirma Rogério Gallo, diretor artístico da Band.

A Rede TV!, por sua vez, manterá a tática do ano passado quando chegou a obter picos de 13 pontos no Ibope. Como não transmitirá os desfiles, a emissora pretende explorar os fuxicos que acontecem nos bastidores. Para isso, levará um caminhão móvel para as concentrações dos desfiles carioca e paulistano e abordará os passistas no ardor da festa. A equipe deve ser formada por Monique Evans, Luísa Mell e Gustavo Baena. Já Nélson Rubens ancorará ao vivo a cobertura dos estúdios da Rede TV! em São Paulo. A intenção é causar saia-justa entre as celebridades e conseguir algum babado em primeira mão.

Sem estratégias tão definidas, outras emissoras como o SBT, Record, Rede Brasil, Cultura e CNT cobrirão a festa carnavalesca nos telejornais e exibirão flashes ao vivo dos desfiles que acontecem no Brasil. “Vamos tratar o Carnaval de maneira jornalística”, afirma Luiz Gonzaga Mineiro, diretor de jornalismo da Record. A MTV, por sua vez, resolveu tentar fisgar os telespectadores que não gostam de Carnaval. Além de dar um descanso para seus apresentadores, a emissora exibirá, das 20h30 de sexta-feira à meia-noite de terça-feira, uma maratona de clipes dos mais variados estilos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;