Esportes Titulo Decisão
Após 19 anos, Palmeiras e Corinthians voltam a decidir o título do Paulistão

Última vez que se enfrentaram na final do Estadual foi em 1999, quando o Alvinegro sagrou-se campeão

Por João Victor Romoli
08/04/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


 Apelidada pelos torcedores como o ‘dérbi do século’, a final do Campeonato Paulista hoje vai entrar para história dos confrontos entre Palmeiras e Corinthians. Isso porque os clubes voltarão a decidir, após 19 anos, o título da competição, a partir das 16h, no Allianz Parque, na Capital.

Como venceu a primeira partida por 1 a 0, o Verdão só precisa do empate para levantar a taça. Já o Timão necessita ganhar por dois gols de diferença para conquistar o título. Se triunfar por apenas um de vantagem, o campeão será decidido nos pênaltis. A partida em Itaquera, no domingo, ficou marcada por brigas, reclamações e expulsões.

Essa é a primeira final entre os clubes desde a decisão de 1999, também pelo Estadual. Na ocasião, o Timão foi campeão, após as polêmicas embaixadinhas de Edílson, que provocaram briga entre os jogadores. O duelo é considerado um dos mais emblemáticos da história do clássico.

O Corinthians disputa a sétima final de Paulistão no século. No período, o time conquistou cinco títulos e busca o bicampeonato, já que desbancou a Ponte Preta no ano passado. Do lado alviverde, o objetivo é quebrar o jejum na competição. A última vez que o time se sagrou campeão paulista foi em 2008.

Em toda a história, as equipes já se enfrentaram 356 vezes. São 126 vitórias do Palmeiras contra 124 do Alvinegro, além de 106 empates. No Allianz Parque, palco da decisão de hoje, o Corinthians leva vantagem. São duas vitórias do Timão contra uma do Verdão, além de um empate. Os clubes buscaram apoio dos torcedores antes do clássico, já que abriram os treinamentos ao público.

Dentro de campo, as equipes terão pelo menos uma mudança em relação à primeira partida, já que Felipe Melo e Clayson foram expulsos. O volante do Palmeiras deve ser substituído por Moisés, que já havia entrado para suprir sua ausência no jogo de ida. O time alviverde ainda vai contar com os laterais Marcos Rocha e Victor Luís, que fizeram trabalhos físicos durante a semana.

Já no Timão, se o técnico Fábio Carille repetir o que fez nos treinos, o time deve ter mais duas mudanças, além da saída de Clayson, que terá Romero no lugar. Jadson, que volta de lesão na coxa, e Ralf, ídolo da torcida, entram na equipe principal. Emerson Sheik e Gabriel ficam no banco de reservas.

Mais de 31 mil torcedores vão ao treino aberto no Allianz Parque
O Palmeiras promete ir motivado para a final do Paulista, ainda mais depois da festa no treino aberto com sua torcida no Allianz Parque ontem. Cerca de 31.500 pessoas foram à atividade – os ingressos foram trocados por alimentos. om os torcedores colorindo de verde e branco as arquibancadas do estádio, o técnico Roger Machado comandou treino. Descontraído, mas evitou dar pistas sobre escalação. O único momento que quebrou o protocolo foi quando torcedor conseguiu entrar no gramado, mas logo foi contido por seguranças.

Com passado no rival, nove atletas têm motivação a mais na decisão
Corinthians e Palmeiras fazem clássico em que alguns dos jogadores que estarão em campo já souberam o que significa defender o outro lado. Os times contam com nove atletas que vestiram a camisa do rival. São os casos de Henrique, Gabriel, Marquinhos Gabriel e Vilson, entre os corintianos, e de Antônio Carlos, Edu Dracena, Bruno Henrique, Willian e Weverton, agora palmeirenses. O clássico deve ter duelo direto de vira-casacas: o zagueiro Henrique, que defendeu o Verdão em 2008 e entre 2011 e 2014, vai marcar o atacante Willian, que jogou no Timão entre 2011 e 2012.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;