Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Por que o espaço não tem oxigênio?

Elemento essencial para a respiração dos seres humanos se originou há cerca de 2,5 bilhões de anos

Por Tauana Marin
04/03/2018 | 07:06
Compartilhar notícia


 Não é correto dizer que no espaço não há oxigênio. Ele existe lá também, mas em quantidade muito pequena e insuficiente para nós, seres humanos, respirarmos e, consequentemente, sobreviver sem a ajuda de roupas especiais como as usadas pelos astronautas. Outros gases estão presentes no universo. Em maior quantidade há hidrogênio (incolor e inflamável, ele normalmente é utilizado na fabricação de produtos químicos) e hélio (usado para encher balões).

Na verdade, o elemento fica ‘preso’ nos átomos das particulas de poeira interestelar, não fazendo parte do ambiente aberto como ocorre na Terra. A composição da atmosfera terrestre é constituída de aproximadamente 20% de oxigênio. A origem dele se deu há 2,5 bilhões de anos, com o início da fotossíntese, processo realizado por algas e plantas e que garante a esses seres vivos que produzam seu próprio alimento – um dos produtos finais desse processo é o oxigênio jogado no ar que as pessoas respiram.

O oxigênio também já foi encontrado em outros planetas do sistema solar. É o caso de Marte, que possui o gás em sua atmosfera, porém em quantidades inferiores se comparado com a realidade da Terra. Júpiter e Europa (uma das luas que o gigantesco planeta possui) são outros pontos do espaço que contam com o elemento ao seu redor.

A esperança de muitos cientistas é de encontrar oxigênio nos exoplanetas (nome dos corpos celestes fora do sistema solar) ocorre desde 2009. Até agora, já foram confirmados mais de 3.000 deles. Vale lembrar que, para os seres humanos sobreviverem em outro planeta, é necessário ainda a comprovação da existência de água no novo local.

CURIOSIDADE

Não é a baixa quantidade de oxigênio que explica o efeito da gravidade no espaço. Essa é uma força de atração existente entre os corpos. Tudo que tem matéria tem gravidade, ou seja, se nós caminharmos na superfície da Terra, a força gravitacional terrestre nos atrairá para seu centro, assim como a Lua é atraída por nosso planeta e gira em torno dele. 

Os astronautas flutuam no espaço porque estão em queda livre constante. Eles não caem na Terra pelo fato de estarem em grandes velocidades, de tal forma que conseguem orbitar o planeta e sentem a sensação de não ter peso mesmo havendo gravidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;