Memória Titulo
A moda e o cinema que vem dos anos dourados

Seis jovens jornalistas formados pela Universidade Metodista publicaram, ano passado, um livro belíssimo que mescla memória, moda e comportamento

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
17/07/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Seis jovens jornalistas formados pela Universidade Metodista publicaram, ano passado, um livro belíssimo que mescla memória, moda e comportamento: O Glamour dos Anos 50; como o cinema influenciou uma moda que dura até os dias de hoje.

Bruna Gonçalves (hoje nossa colega no Diário), Felipe Logli, Leandro Tavares, Natália Maldonado, Raquel Rodrigues e Vivian Malandrin realizam uma viagem pela história contemporânea. Falam do pós-guerra, da valorização feminina e do crescimento da indústria cinematográfica. Tudo isso está sintetizado na capa do livro, idealizada por Rui Miranda.

Quem vê a capa corre para o conteúdo. E não se decepciona. O texto é informativo e interpretativo. A qualidade do papel valoriza as fotografias selecionadas, o elenco de entrevistados dá suporte à pesquisa, ora na palavra do figurinista ouvido - Cássio Brasil - ora nos conhecimentos da professora de História da Moda do Senac Maria Clara Bonadio.

São 16 entrevistados. Lá está a jornalista Rosangela Spinossi, ex-Diário, que narra: "A influência americana na moda era muito forte pelos figurinos usados pelas atrizes e atores. Esses eram produzidos pelos conceituados estilistas europeus, como Chanel e Givenchy" (p. 81).

Um bom resumo de que a influência do cinema não se deu somente pela moda é explicitado pelos autores na introdução: "O comportamento da sociedade também estava diretamente ligado ao que era representado nas telonas. A sensualidade de Marilyn, a delicadeza de Audrey, a rebeldia de Dean e o charme de Brando eram copiados por todos os cantos, independente da cultura e da classe social".

O Glamour dos Anos 50 traz também a história do cinema gerado em Hollywood. E os autores conseguem repassar essa história, com classe, elegância, em 226 páginas do mais puro e moderno jornalismo. O projeto gráfico e diagramação, de outros dois jovens jornalistas, Rafael Santos e Vinicius Castelli, ambos do Diário, completam muito bem a obra.

O GLAMOUR DOS ANOS 50. Livro-reportagem originado do trabalho de conclusão de curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação da Universidade Metodista, com orientação da professora Marli dos Santos e revisão de Francisco Lacerda.

NAS ONDAS DO RÁDIO
USP FM (93,7). Memória. Vida e obra de Mário Lago (1911-2002). Ator, poeta, radialista e letrista. Autor de sambas como Ai, que saudades da Amélia e Atire a primeira pedra, ambos em parceria com Ataulfo Alves. Produção e apresentação: Milton Parron. Trabalhos técnicos: Cido Tavares. Hoje, às 9h.

TRIANON AM (740). Quinta Avenida. Hoje: banda de Les Brown e os cantores Arthur Prysock e June Christy; amanhã: uma Noite no Cotton Club, famosa casa noturna do bairro negro do Harlem, em Nova York. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h. Na internet: www.comercialderadio.com.br e www.quintaavenida.mus.br

BANDEIRANTES AM (840) e FM (90,9). Memória. Vida e obra de Joel de Almeida (1913-1993), cantor identificado com o Carnaval e que participou de vários filmes cantando marchinhas de sucesso, entre as quais Quem sabe, sabe. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

ELDORADO AM (700). Brasil em Todos os Tempos. Em discussão: como o Brasil pode realizar uma Copa Verde. Destaque para o pessoal da ONG Vento Popa que promove cursos gratuitos na Represa Billings para os que querem aprender a velejar. Nos barcos são colocadas frases alusivas ao futebol onde também se pede para as pessoas economizarem água. Produção e apresentação: Geraldo Nunes. Hoje, às 23h; amanhã, às 6h e 12h.

ABC AM (1570). Viagem no Tempo. Os dez anos do programa; o apresentador lerá uma nota que demos aqui em Memória quando o programa foi ao ar pela primeira vez, no ano 2000. Da série jingles antigos, uma propaganda dos Encerados Locomotiva. Na parte musical, Golden Boys e Gilson, que canta Casinha branca. Produção e apresentação: Marcelo Duarte. Amanhã, das 8h às 9h. Contatos: viagemnotempo@radioabc.com.br

PÉROLA DA SERRA (87,5). Reminiscências. Lembranças dos primeiros tempos do jornal A Voz de Ribeirão Pires, que está celebrando 54 anos. Produção e apresentação: Américo e Lina Del Corto; e a participação de Octavio David Filho, Idmir Pedro dos Santos, Walter Gallo, Idair F. Santos, Antonio Simões, Pedro Cordeiro e Ademar Bertoldo. Amanhã, das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br

NEWS SELLER HÁ 50 ANOS
Domingo, 17 de julho de 1960

Cultura - Fundada a Sociedade Pró-Arte de Santo André, na Rua Campos Sales, 129, 2º andar.

Beleza - Ada Pereira, da loja A Exposição, eleita a Rainha do Comércio de Santo André, promoção da Acisa.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quinta-feira, 17 de julho de 1980

Manchete - Estimativa oficial prevê o começo da queda inflacionária

Grande ABC - Estado descobre firmas fantasmas e sonegadores

Diadema - Vereador Fernando Vitor aponta novos loteamentos irregulares em área de mananciais.

Santo André - Mato invade casa da chácara Pignatari, entre a Avenida Utinga e a Alameda México.

Rio Grande da Serra - Dom Cláudio Hummes, bispo diocesano, demonstra cautela ao analisar o atentado à capela de São Sebastião.

Editorial - Não pode haver atentados não-puníveis

Música - Projeto Pixinguinha no Teatro Cacilda Becker, em São Bernardo, com Inezita Barroso, Sá e Guarabira.

EM 17 DE JULHO DE...
1902 - Uma comissão presidida por Teodoro Sampaio vem a Santo André examinar ruínas que supostamente seriam da Vila de Santo André da Borda do Campo. A hipótese não se confirmou.

Trabalhadores
Nascem em 17 de julho:

1905 - Agostinho Navarro. Natural de Cuerva de Vera, Espanha. Sócio nº 295 do Sindicato dos Químicos do ABC. Auxiliar de inspetor da CBC. Residência: Rua Conselheiro Lafaiete, 126.

1908 - Emilio Dominice nasce em São Roque (SP). Servente de fabricação da Rhodia. Residência: Rua Santo André, 144.

1914 - Margarido Pinheiro nasce em Bragança Paulista. Destilador da Rhodia. Residência: Rua Turquia, 23.
Fonte: 1º livro geral de registros dos associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

HOJE
Dia do Protetor da Floresta.

SANTOS DO DIA
Aleixo (ou Aleixo de Roma, na estampa), Inácio de Azevedo e Marcelina.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;