Memória Titulo
São Bernardo e o aniversário de São Paulo
Ademir Medici
26/01/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


 Há 100 anos, a aniversariante São Paulo celebrava o seu primeiro meio milhão de habitantes, número alcançado em fins de 1917: 501.237, segundo artigo do jornalista que se assinava PP, em reportagem publicada pelo jornal O Estado de S.Paulo.

O jornalista fazia retrospectiva e lembrava que a Freguesia de São Bernardo, pertencente ao Município de São Paulo, alcançara a autonomia em 1890, o que contribuiu para a diminuição da população paulistana.

Na nascente República o território do atual Grande ABC, chamado São Bernardo, formou o primeiro município nascido sob o novo regime.

 

EVOLUÇÃO

O mesmo PP recordava, em reportagem anterior no Estadão, que pelo recenseamento de 1890, São Paulo, ainda incluindo a população de São Bernardo (hoje Grande ABC), estava inferior a São Salvador da Bahia e ao Recife.

Já em janeiro de 1916, São Paulo possuía 487.223 habitantes e 54.818 prédios. Passava a levar vantagem sobre Salvador e Recife e atingia a metade da população carioca.

 

O TEMPO PASSA

Quarenta anos depois, na segunda metade da década de 1950, o antigo Município de São Bernardo estava subdividido em seis: Santo André, São Bernardo “do Campo”, São Caetano “do Sul”, Mauá, Ribeirão Pires e Diadema. E na década seguinte – anos 1960 – chegaria aos atuais sete municípios, com a criação e instalação de Rio Grande da Serra.

A sede do antigo Município de São Bernardo, que se separou de São Paulo em 1890, expandira-se pelo eixo da municipal Rua Marechal Deodoro e da estadual Via Anchieta, esta inaugurada em 1947. A indústria automobilística provocava uma expansão urbana que se acentuaria pelos anos seguintes.

 

RETRATO

Levantamento aerofotogramétrico da década de 1950

Referência: Centro urbano de São Bernardo

Fonte: PMSBC

Acervo: Roberto Pelosini

 

NOTA - Pelosini obteve esta imagem e outros três levantamentos feitos até 1972.

Cada pedaço deste aglomerado permite ‘n’ observações. Na imagem não existem, por exemplo, as chamadas vias de fundo de vale preconizadas pelo urbanista Francisco Prestes Maia e implementadas a partir da década de 1960 – fim dela.

Memória publicará, no seu devido tempo, as outras três imagens aéreas (todas em altíssima resolução) reunidas por Roberto Pelosini. Dos anos 1950 a 1972, São Bernardo “do Campo” explodiria urbanisticamente, com todas as suas (boas e más) consequências.

 

Em 26 de janeiro de …

1908 – Fundada a Cooperativa de Consumo dos Planos Inclinados da Serra, em Paranapiacaba.

1918 – Muda para Santo André, vindo

de São Paulo, Antonio Pinto Alves, administrador de uma fábrica de colchas

aqui estabelecida.

A guerra. Do noticiário do Estadão: desembarque de novas tropas portuguesas na França.

1925 – Fundada, em São Paulo, a

General Motors do Brasil, que em 1930 inauguraria sua unidade em São Caetano.

 

Municípios Brasileiros
Hoje é o aniversário de Santos, elevado à vila, em 1545.

Além de Santos, outros 29 municípios brasileiros celebram seus aniversários em 26 de janeiro.

No Piauí, são 26 os aniversariantes, entre os quais Alvorada do Gurguéia, Boa Hora e São João da Fronteira.

No Paraná, Fazenda Rio Grande

No Rio Grande do Sul, Lajeado

No Espírito Santo, Nova Venécia

Fonte: IBGE

 

Diário há 30 anos

Terça-feira, 26 de janeiro de 1988 – ano 30, edição 6659

MANCHETE – Conselho Monetário Nacional facilitará a conversão da dívida externa.

MEMÓRIA – Obras na Matriz de Diadema.

 

Santos do Dia

Paula (Roma, 347 - Belém, 404). Transformou sua casa quase num convento. Ela e outras mulheres ali se dedicavam ás orações, caridade e penitência.

Fonte: blog Sagrada Missão, Grupo de Oração Católico




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;